27 C
Porto Velho
terça-feira, dezembro 9, 2025
HomeDestaqueMinistro André Mendonça age e prede informações

Ministro André Mendonça age e prede informações

Date:

Notícias relacionadas

Ordem de Alexandre de Moraes é derrubada pelo parlamento Fluminense

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votou na tarde...

Flávio tem “carta na manga” e próximo passo como pré-candidato será avassalador

O senador Flávio Bolsonaro (PL), já colocado publicamente como...

Novas regras da CNH entram em vigor esta semana

As novas regras para a Carteira Nacional de Habilitação...

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), requisitou formalmente informações de quatro importantes órgãos federais — INSS, Controladoria-Geral da União (CGU), Polícia Federal e Tribunal de Contas da União (TCU) — a respeito de indícios de irregularidades em descontos aplicados em benefícios previdenciários.

A solicitação integra a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1224, movida pelo Instituto Nacional de Direito das Pessoas com Deficiência Oceano Azul. A instituição denuncia a ocorrência de supostas fraudes sistemáticas, que envolvem descontos indevidos nos pagamentos a segurados, além da falta de comunicação clara e acessível por parte do INSS.

Entre os pontos abordados por Mendonça, estão 19 questionamentos encaminhados ao INSS. Um dos principais é o levantamento do número de solicitações de cancelamento de descontos realizadas desde o dia 24 de abril, além da verificação sobre a existência de canais oficiais voltados exclusivamente para esse tipo de demanda.

O ministro também direcionou pedidos à CGU e ao TCU, exigindo o envio de cópias de quaisquer processos administrativos instaurados sobre o assunto, bem como detalhes sobre possíveis alertas ou notificações enviados previamente ao INSS.

No que diz respeito à Polícia Federal, Mendonça quer saber o andamento de investigações relacionadas ao tema. A solicitação inclui a identificação de sindicatos, bancos e associações que possam estar sendo investigados no contexto dessas suspeitas. As informações foram divulgadas pelo próprio STF.

Fonte: joc

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here