26 C
Porto Velho
quarta-feira, dezembro 10, 2025
HomeEconomiaPoste em crise: quando um simples poste vira meme viral é sinal...

Poste em crise: quando um simples poste vira meme viral é sinal o “poste” está em surto

Date:

Notícias relacionadas

Senado reage, gera esperança e promete expectativas

O Senado Federal aprovou a PEC 48/2023, que pretende...

Família morre tragicamente após carro ser arrastado pela correnteza (veja o vídeo)

Um grave acidente chocou moradores de Palhoça, na Grande...

Em mais um capítulo da crise entre os Poderes, o Congresso Nacional impôs uma derrota histórica ao governo Lula ao derrubar, nesta quarta-feira (25/6), o decreto presidencial que aumentava as alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A medida, altamente impopular, havia sido editada pela equipe econômica para tentar tampar o rombo nas contas públicas.

O revés, aprovado por ampla maioria na Câmara (383 votos contra 93) e referendado no Senado em votação simbólica, marca a primeira vez em mais de 30 anos que o Congresso anula um decreto presidencial — a última vez foi em 1992, no governo Collor.

Diante da derrota, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sugeriu recorrer ao STF para tentar reverter a decisão do Parlamento, o que acendeu o alerta sobre uma possível tentativa de judicializar prerrogativas do Legislativo. A Advocacia-Geral da União (AGU), no entanto, tentou conter os danos e informou que ainda não há decisão formal sobre acionar o Judiciário. Segundo nota oficial, qualquer posição jurídica será tomada “após oitiva da equipe econômica”.

Haddad reagiu alegando que a decisão do Congresso seria “flagrantemente inconstitucional”, segundo pareceres de juristas aliados ao governo. A fala, no entanto, causou mal-estar no Parlamento. O ministro afirmou que, se AGU ou PGFN considerarem haver inconstitucionalidade, ele defenderá a ida ao STF.

O posicionamento causou ruído, visto como tentativa de passar por cima da vontade democrática dos representantes eleitos, o que pode ampliar ainda mais a tensão entre os Poderes.

Surtou geral…

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here