26 C
Porto Velho
terça-feira, dezembro 16, 2025
HomeBrasilEnfim, Lula publica decreto em resposta ao tarifaço de Trump.

Enfim, Lula publica decreto em resposta ao tarifaço de Trump.

Date:

spot_img

Notícias relacionadas

Revelado o motivo da prisão de desembargador por ordem de Moraes

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (16/12),...

SBT cancela ida de Flávio ao Ratinho, depois estranhamente manda outra informação

As filhas do lendário Sílvio Santos estão cometendo erros...

Moraes manda prender desembagador no Rio de Janeiro

Ele era acusado de envolvimento na máfia dos caça-níqueis...

O petista Lula assinou nesta terça-feira (15) o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica, medida que permite ao Brasil adotar contrarrespostas a sanções comerciais unilaterais, como a tarifa de 50% imposta recentemente pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União desta manhã.

O instrumento legal cria mecanismos para que os 11 ministérios que compõem a Câmara de Comércio Exterior (Camex) possam propor e executar medidas em resposta a ações de outros países que afetem negativamente a economia nacional. A regulamentação também institui um comitê interministerial com representantes da Fazenda, Relações Exteriores, Casa Civil e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), coordenado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), responsável por conduzir o diálogo com o setor produtivo.

Em situações emergenciais, o próprio comitê poderá implementar contramedidas de forma imediata. Já ações permanentes precisarão do aval da Camex. As respostas previstas na legislação incluem tarifas adicionais, restrições à importação de bens e serviços, suspensão de concessões comerciais, e até a interrupção de compromissos relacionados a direitos de propriedade intelectual.

O decreto também prevê a participação do setor privado em comissões consultivas, com o objetivo de alinhar as decisões governamentais aos interesses da indústria nacional. As primeiras reuniões com empresários já estão programadas para esta terça-feira.

A norma enfatiza a necessidade de que qualquer retaliação seja equilibrada, evitando impactos excessivos à atividade econômica e à burocracia administrativa.

A medida surge em meio à crescente tensão diplomática entre os dois países.

No dia 9 de julho, Donald Trump anunciou a imposição de tarifas pesadas contra produtos brasileiros, alegando que o Brasil estaria cerceando a liberdade de expressão por meio de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e perseguindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em carta divulgada pela rede Truth Social, Trump afirmou que poderá endurecer ainda mais as restrições se o Brasil optar por retaliar.

Trump ainda prometeu ações mais duras em caso de uma reação de Lula.

Agora, tudo pode acontecer… Trump deve responder em breve.

Com jco*

*https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/71825/urgente-enfim-lula-publica-decreto-em-resposta-a-trump

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here