O senador Marcos do Val (Podemos-ES) desafiou publicamente uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ao embarcar para os Estados Unidos, mesmo com o passaporte oficialmente bloqueado por determinação da Corte. Durante uma transmissão ao vivo realizada na quinta-feira (24), direto da Disney, ele apareceu vestindo uma camiseta com as orelhas do Mickey Mouse e relatou estar nos Estados Unidos com a família para aproveitar o recesso parlamentar.
“A minha filha nasceu aqui, é norte-americana. (…) Eu estou na Disney. Vim passar férias. Férias. Minha filha está de férias e nós estamos em recesso parlamentar, não sei por quê, mas estamos”, disse o senador.
O parlamentar é alvo de investigação por suspeita de obstrução de Justiça, após ter divulgado imagens do delegado da Polícia Federal Fábio Schor, envolvido em apurações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em agosto de 2024, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, ordenou a apreensão do passaporte do senador e o bloqueio de suas redes sociais. A Polícia Federal, no entanto, não conseguiu localizar o documento à época.
Mesmo assim, Marcos do Val revelou na live que se recusou a entregar o passaporte diplomático quando agentes da PF o procuraram em Vitória (ES).
“Se eu estou em exercício [como senador], eu até poderia ter cometido um crime, mas ainda não fui julgado e condenado. Ou seja, a lei me garante ainda ter um passaporte”, argumentou.
Durante a transmissão, exibiu diversos documentos de viagem: a capa e páginas internas de um passaporte diplomático, além de um passaporte civil brasileiro, um passaporte português e dois passaportes norte-americanos.
No Instagram – rede que está com acesso restrito no Brasil –, o senador publicou uma mensagem dizendo estar atualmente nos Estados Unidos. Na postagem, acessada por meio de uma conexão em Portugal, ele fez duras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, acusando-o de perseguição.
“Hoje estou aqui, nos Estados Unidos. Depois de 2 anos e meio de perseguição impiedosa por parte de Alexandre de Moraes –que tentou me calar, me impedir, me destruir e até cancelou ilegalmente o meu passaporte, num ato desesperado de abuso de poder”, escreveu o parlamentar.
Ele também mencionou a recente decisão do governo norte-americano, anunciada por Marco Rubio, de suspender o visto de entrada de Alexandre de Moraes e seus familiares.
“Na mesma semana em que Alexandre de Moraes teve seu visto suspenso pelo governo norte-americano –um fato que trará graves consequências diplomáticas e pessoais para ele e sua família– os Estados Unidos tomaram outra atitude. Reconheceram, reafirmaram e ampliaram a minha função diplomática. E mais: me acolheram oficialmente como cidadão norte-americano”, afirmou, exibindo na imagem dois dos seus passaportes.
A viagem de Do Val foi revelada por uma reportagem do portal UOL, que apurou sua presença em um voo com destino a Miami na noite de quarta-feira (23). A entrada do senador no território norte-americano foi registrada no sistema da alfândega dos EUA.
com jco






