30 C
Porto Velho
domingo, dezembro 14, 2025
HomeCapaRenomado jornal internacional defende a liberdade de Filipe Martins

Renomado jornal internacional defende a liberdade de Filipe Martins

Date:

spot_img

Notícias relacionadas

Estado Islâmico tira a vida de americanos e Trump promete resposta imediata

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que...

Arthur Lira quebra o silêncio e reacende debates sobre…

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL),...

Fenômeno muito raro transforma mar em espetáculo noturno no litoral de SC

Um evento natural pouco comum chamou a atenção de...

Motta convoca reunião de emergência

A deflagração de uma operação da Polícia Federal dentro...

Em editorial publicado no último domingo (27), o influente jornal norte-americano The Wall Street Journal criticou a manutenção da prisão domiciliar de Filipe Martins, ex-assessor especial do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Atualmente, Martins cumpre medida restritiva em Ponta Grossa (PR), no âmbito de investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado.

WSJ destaca falhas graves em registros oficiais do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) dos Estados Unidos, especialmente no aeroporto de Orlando, na Flórida. Esses documentos, segundo o jornal, estariam sendo usados como justificativa pela Justiça brasileira para manter Martins sob custódia desde março de 2024.

“Um tribunal brasileiro vem usando registros falsos do CBP para deter o Sr. Martins como um risco de fuga desde março de 2024 na investigação de um suposto golpe de Estado de Bolsonaro contra o presidente brasileiro Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva”, afirma o editorial.

O texto acrescenta ainda que “o Sr. Martins deveria estar em liberdade enquanto prepara sua defesa.”

O caso ganhou destaque internacional por conta das suspeitas em torno da autenticidade dos dados que indicariam a entrada de Martins nos Estados Unidos. A defesa sustenta que ele jamais embarcou para os EUA com a comitiva presidencial liderada por Bolsonaro após as eleições de 2022 — viagem realizada em 30 de dezembro daquele ano.

O próprio Filipe Martins reitera que não integrou o grupo que acompanhou Bolsonaro àquele país. A versão é corroborada por declarações como a do embaixador André Chermont, ex-chefe do Cerimonial da Presidência, que, em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que Martins não embarcou no avião presidencial.

“Eu creio que em um momento anterior ele [Filipe Martins] chegou a fazer parte na lista, mas depois ele não estava previsto”, declarou Chermont.

Além disso, testemunhas indicam que Martins não viajou com o então presidente, contestando o principal argumento que sustenta a medida cautelar imposta pelo STF.

Fonte: jco*

*https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/72214/urgente-renomado-jornal-internacional-defende-a-liberdade-de-filipe-martins

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here