26 C
Porto Velho
sexta-feira, dezembro 12, 2025
HomeEconomia Rondônia é o estado mais competitivo do Norte, avalia CLP

 Rondônia é o estado mais competitivo do Norte, avalia CLP

Date:

Notícias relacionadas


Estado destacou-se nos pilares Eficiência da Máquina Pública e Sustentabilidade Social

Rondônia é o estado mais competitivo da região Norte, segundo a edição deste ano do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com Seall e Tendências Consultoria. Todos os resultados serão apresentados no evento de lançamento do ranking, no dia 27 de agosto, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

O ranking consolida o resultado com base em pilares estratégicos para avaliar o desempenho dos estados. De acordo com o levantamento do CLP, Rondônia ficou em 13º lugar, sua melhor posição desde a criação do ranking. O estado é o sétimo colocado em Eficiência da Máquina Pública, com liderança no indicador Produtividade dos Magistrados e Servidores do Judiciário, e o 12º em Sustentabilidade Social, ocupando o primeiro lugar em Acesso ao Saneamento Básico. Além disso, teve boa recuperação em Segurança Pública, passando do 25º lugar, em 2024, para o 16º.

Caindo seis posições em relação ao ano passado, o Amazonas está na 17ª posição do ranking. Como destaque, o estado está na sexta posição em Eficiência da Máquina Pública e em oitavo em Segurança Pública, Solidez Fiscal e Sustentabilidade Ambiental. O pior desempenho foi em Infraestrutura (27º lugar), pilar em que o estado costuma ocupar as últimas posições na série histórica do ranking.

Tocantins desceu três posições e está em 18º lugar. É vice-líder nacional em Potencial de Mercado e ocupa o décimo segundo lugar em Capital Humano. Não teve boa atuação em Inovação (27º), em Infraestrutura (23º) e em Sustentabilidade Ambiental (23º).

O ponto forte de Roraima é Potencial de Mercado. O estado ficou em primeiro lugar neste pilar este ano e, desde o início do levantamento, não sai do top-3 nesta área. Em 24º no ranking geral, não teve bom desempenho em Eficiência da Máquina Pública, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

Após perder três posições, o Pará ficou em 25º lugar. O resultado bem abaixo da média se deve, principalmente, aos pilares Educação e Eficiência da Máquina Pública. O Acre ficou em 26º e o Amapá em 27º, ambos pontuaram pouco em Educação, Infraestrutura e Sustentabilidade Ambiental.

O ranking

Na décima quarta edição do Ranking de Competitividade dos Estados, a avaliação das 27 unidades federativas foi feita a partir de 100 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação. Neste ano, foi incluído o indicador de feminicídio (total de vítimas de feminicídio por 100 mil mulheres).

“Tomar decisões com base em dados e evidências é essencial para tornar o setor público mais eficiente. O Ranking é uma ferramenta estratégica nesse processo, pois orienta a formulação de políticas públicas a partir de diagnósticos precisos, indicadores consolidados e análise de desempenho. Com ele, o poder público avança para decisões cada vez mais embasadas em informações concretas e menos em opiniões”, afirma Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.

Sobre o CLP

O Centro de Liderança Pública (CLP) é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 17 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos.

da Assessoria

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here