26 C
Porto Velho
domingo, dezembro 21, 2025
HomeDestaqueRelator da Anistia, escolhido por Motta, é um dos maiores aliados de...

Relator da Anistia, escolhido por Motta, é um dos maiores aliados de Alexandre de Moraes

Date:

spot_img

Notícias relacionadas

Cenas Exclusivas do Avião de Maurício Carvalho e do Vereador em Extrema

Um avião, que levava o deputado federal Maurício Carvalho,...

EUA cercam a Venezuela e Maduro está em apuros

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que...

Na manhã desta quinta-feira (18), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmou que o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) será o relator do projeto de anistia referente aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Motta destacou em sua conta no X que confia na condução equilibrada do parlamentar:

“Tenho certeza que ele conduzirá as discussões do tema com o equilíbrio necessário”.

A definição ocorreu logo após a chegada do líder do Solidariedade à residência oficial da Câmara, em Brasília. O nome de Paulinho já circulava como consenso para a relatoria, especialmente por sua proximidade com Motta e pela interlocução mantida com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), principalmente com Alexandre de Moraes.

Nos bastidores, integrantes da Corte sinalizaram que não aceitarão anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, nem aos demais envolvidos na acusação de tentativa de golpe. Segundo ministros, caso o Congresso insista em uma proposta que envolva perdão amplo, o STF deve barrar o avanço por inconstitucionalidade.

Diante desse cenário, Motta avalia apresentar uma alternativa: substituir a proposta de anistia total por um texto que reduza penas dos condenados. Essa solução, considerada mais “palatável” por ministros do STF, evitaria um impasse direto entre os Poderes. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), também já declarou que uma proposta de anistia geral e irrestrita não terá respaldo na Casa.

Enquanto o governo busca conter a pauta, a oposição conseguiu impor nova derrota ao Planalto. Na noite de quarta-feira (17), a Câmara aprovou, por 311 votos a favor, 162 contra e 7 abstenções, o requerimento de urgência para que o projeto de anistia seja votado com prioridade. O resultado saiu após as 22h30, reforçando a força da articulação política em torno do tema.

Fonte: jco*

*https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/73833/relator-da-anistia-escolhido-por-motta-e-um-dos-maiores-aliados-de-alexandre-de-moraes

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here