30 C
Porto Velho
sábado, dezembro 6, 2025
HomeDestaqueComissão de Direitos Humanos e Cidadania reforça compromissos da Alero com inclusão...

Comissão de Direitos Humanos e Cidadania reforça compromissos da Alero com inclusão e igualdade

Date:

Notícias relacionadas

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)...

Motorista alcoolizado causa grave acidente e deixa vítima na capital

Um motorista com sinais de embriaguez causou um grave...

MPRO traz cúmplice de crimes brutais de volta ao sistema prisional

Cúmplice de dois crimes cruéis, Railson Ferreira da Silva...

Mulher é vítima estupro em banheiro na região central de Porto Velho

Uma mulher denunciou ter sido vítima de estupro dentro...

Iniciativas da Casa reforçam compromisso com acessibilidade e igualdade.

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (CDDHC) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) destaca a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado neste domingo (21). O Parlamento reafirma seu compromisso com a inclusão e a garantia de direitos.

De acordo com o presidente da Comissão, deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), a data de 21 de setembro tem caráter simbólico que vai além da celebração. “A criação dessa data é fundamental, porque reforça a necessidade de conscientizar a sociedade sobre a inclusão e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência. É um momento simbólico, mas que serve para lembrar que a luta é diária, e cabe ao poder público, às instituições e a todos nós garantir igualdade de oportunidades e combater qualquer forma de discriminação”, afirmou.

Ribeiro do Sinpol é o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alero (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO)

Leis e projetos já aprovados

A CDDHC ressaltou que a Alero possui um histórico expressivo de aprovação de leis que beneficiam diretamente pessoas com deficiência. Entre os avanços, estão normas de acessibilidade em espaços públicos e privados, programas de incentivo à contratação desse público no mercado de trabalho e iniciativas voltadas ao apoio educacional. Além disso, projetos em andamento buscam ampliar direitos, sobretudo nas áreas de saúde e assistência social.

Auxílio de assistência especial

O Parlamento reafirma seu compromisso com a inclusão e a garantia de direitos (Foto: Arquivo I Secom ALE/RO)

Segundo a comissão, o auxílio oferecido pela Casa a servidores com dependentes com deficiência, regulamentado pela Resolução 561/2023 e ampliado pela Resolução 639/2025, representa um suporte essencial. O benefício assegura o pagamento de um salário-mínimo mensal e a dispensa para tratamentos médicos, favorecendo terapias, aquisição de equipamentos de apoio e demais cuidados necessários.

Relatos de pessoas com deficiência 

O servidor público José Hélio dos Santos, de 49 anos, que convive com paralisia desde os 11 meses de idade e atua na gerência de paratletas da Prefeitura de Porto Velho, destacou a importância da Lei 1.307/2004, que assegura o passe livre estadual para pessoas idosas e com deficiência. “Essa lei nos dá o direito de viajar dentro do estado de Rondônia”, afirmou, ressaltando também o papel da Lei de Cotas em concursos públicos, que ampliou as oportunidades de ingresso no serviço público.

José Hélio dos Santos destaca leis que valorizam pessoas com deficiência (Foto: Elianio Nascimento)

José Hélio reconheceu a atenção recebida dos parlamentares sempre que busca apoio, mas avaliou que ainda há espaço para novas iniciativas voltadas ao segmento.

Já o presidente da Sociedade Vida Ativa, José Roberto, enfatizou que emendas parlamentares têm sido fundamentais para fortalecer projetos esportivos destinados a pessoas com deficiência, como o basquete em cadeira de rodas.  Ele observou, no entanto, que o processo de captação de recursos exige dedicação e depende da atuação da federação. Para ele, é necessário que o Parlamento avance com uma visão mais abrangente na apresentação de projetos voltados às pessoas com deficiência.

Presidente de entidade social José Roberto agradece emendas (Foto: Elianio Nascimento)

Composição da Comissão

Além do presidente, deputado Ribeiro do Sinpol, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania é formada pela vice-presidente, deputada Rosângela Donadon (União Brasil); e pelos membros deputados Delegado Camargo (Republicanos), Alan Queiroz (Podemos) e Gislaine Lebrinha (União Brasil).

Os suplentes são: Delegado Lucas (PP) e Dra. Taíssa (Podemos). As reuniões do colegiado acontecem às terças-feiras, às 14h, no Plenarinho 1. “Estamos avançando em propostas que busquem ampliar o acesso a programas de capacitação profissional, o fortalecimento de políticas públicas na área de reabilitação e a criação de mecanismos mais eficazes de fiscalização da acessibilidade. O compromisso é permanente: garantir que as pessoas com deficiência tenham cada vez mais voz, espaço e oportunidades em nosso estado”, concluiu Ribeiro. 

Texto: Elianio Nascimento I Jornalista I Secom ALE/RO

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here