26 C
Porto Velho
sábado, dezembro 6, 2025
HomeCidadesDeputado Laerte Gomes leva ao Ministério Público situação de produtores de Alvorada...

Deputado Laerte Gomes leva ao Ministério Público situação de produtores de Alvorada do Oeste

Date:

Notícias relacionadas

Parlamentar destacou erro material em decreto que criou a Reserva Uru-eu-wau-wau e que hoje afeta dezenas de famílias produtoras da região.

Nesta terça-feira (23), o deputado estadual Laerte Gomes (PSD) realizou uma visita institucional ao Ministério Público de Rondônia (MPRO), onde foi recebido pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Jésus. O encontro também contou com a presença do promotor de Justiça da Promotoria de Meio Ambiente de Porto Velho, Dr. Alan Castiel Barbosa.

Na oportunidade, o parlamentar tratou da situação que envolve produtores rurais do município de Alvorada do Oeste, cujas propriedades estão localizadas próximas às reservas indígenas Uru-eu-wau-wau. Segundo Laerte, trata-se de famílias que há décadas possuem escrituras definitivas de suas terras, mas que hoje enfrentam uma decisão judicial de desocupação, mesmo não se tratando de invasão de área indígena.

O deputado ressaltou que o problema teve origem em um erro de digitação no decreto de criação da Reserva Uru-eu-wau-wau. O equívoco, já reconhecido em laudos constantes no processo, inclusive do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e por perícia judicial, vem causando graves prejuízos a dezenas de produtores da região.

Ainda que seja uma questão de ordem federal, Laerte Gomes enfatizou a importância de levar o assunto ao conhecimento do Ministério Público de Rondônia por se tratar, também, de um clamor social. Ao final da reunião, o deputado informou as autoridades sobre a reunião que acontecerá em Brasília, no próximo dia 30 de setembro, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde estará acompanhado do deputado federal Lúcio Mosquini, para tratar diretamente sobre a questão territorial que afeta Alvorada do Oeste.


Texto: Juliana Martins I Jornalista

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here