30 C
Porto Velho
sábado, dezembro 6, 2025
HomePolíticaCPMI aprova requerimento de prisão preventiva de famoso advogado

CPMI aprova requerimento de prisão preventiva de famoso advogado

Date:

Notícias relacionadas

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)...

Motorista alcoolizado causa grave acidente e deixa vítima na capital

Um motorista com sinais de embriaguez causou um grave...

MPRO traz cúmplice de crimes brutais de volta ao sistema prisional

Cúmplice de dois crimes cruéis, Railson Ferreira da Silva...

Mulher é vítima estupro em banheiro na região central de Porto Velho

Uma mulher denunciou ter sido vítima de estupro dentro...

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou nesta quinta-feira (25) um requerimento solicitando a prisão preventiva do advogado Nelson Wilians Fratoni Rodrigues. O pedido está relacionado aos pagamentos milionários feitos pelo escritório de Wilians ao empresário Maurício Camisotti, investigado no escândalo dos descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social.

O requerimento não tem efeito imediato e depende de análise do Supremo Tribunal Federal (STF). A Polícia Federal já se manifestou favoravelmente à solicitação, embora o ministro André Mendonça tenha negado monocraticamente um pedido anterior semelhante.

O documento apresentado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG) aponta “veementes indícios de materialidade e autoria em face de Nelson Wilians”. Segundo o texto aprovado pela CPMI, “A manutenção da liberdade de Nelson Wilians compromete a ordem pública, ameaça a instrução criminal, uma vez que há indícios de intimidação de testemunhas e ocultação de bens, e coloca em risco a aplicação da lei penal, considerando o poder econômico e político que detém”.

O escândalo dos descontos indevidos no INSS foi revelado pelo Metrópoles em reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. O portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidades de aposentados chegou a R$ 2 bilhões em um ano. As associações enfrentavam milhares de processos por fraudes nas filiações de segurados.

As investigações jornalísticas fundamentaram a abertura de inquérito pela PF e as apurações da Controladoria-Geral da União. A Operação Sem Desconto, deflagrada em 23 de abril, citou 38 reportagens do Metrópoles e resultou nas demissões do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Nelson Wilians, dono de grande escritório de advocacia, exibe nas redes sociais um estilo de vida luxuoso com mansão, avião particular e carros de alto padrão. Apesar de atuar como advogado de Camisotti, de empresas e de uma associação ligada ao empresário, foi Wilians quem fez repasses financeiros ao cliente.

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou transações financeiras entre ambos. Em novembro de 2020, Camisotti comprou uma mansão no Jardim Europa, bairro nobre de São Paulo, por R$ 22 milhões. O imóvel posteriormente se tornou parte do jardim da residência de Wilians.

O advogado depôs à CPMI na quinta-feira passada (18/9). No início da sessão, ele se recusou a assinar o termo de compromisso para falar a verdade, o que gerou confronto com o relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL). Wilians justificou sua recusa alegando a possibilidade de cometer equívocos durante o depoimento, amparado por decisão do STF que o desobrigava de falar a verdade perante a comissão.

Fonte: jco*

*https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/74065/cpmi-aprova-requerimento-de-prisao-preventiva-de-famoso-advogado

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here