24 C
Porto Velho
sábado, dezembro 6, 2025
HomeCidadesProva de Vida Digital amplia segurança e facilita atendimento de aposentados e...

Prova de Vida Digital amplia segurança e facilita atendimento de aposentados e pensionistas

Date:

Notícias relacionadas

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)...

Motorista alcoolizado causa grave acidente e deixa vítima na capital

Um motorista com sinais de embriaguez causou um grave...

MPRO traz cúmplice de crimes brutais de volta ao sistema prisional

Cúmplice de dois crimes cruéis, Railson Ferreira da Silva...

Mulher é vítima estupro em banheiro na região central de Porto Velho

Uma mulher denunciou ter sido vítima de estupro dentro...

A prova de vida passou a ser realizada de forma online, trazendo praticidade, agilidade e maior confiabilidade dos dados

A implementação pelo governo de Rondônia da prova de vida digital, ferramenta que modernizou o processo de atualização cadastral de aposentados e pensionistas, tem gerado resultados positivos. Antes restrita ao atendimento presencial no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (Iperon) e à declaração em cartório – que, além de burocrática, gerava custos ao beneficiário – a prova de vida passou a ser realizada de forma online, trazendo praticidade, agilidade e maior confiabilidade dos dados.

Em 2023, quando o processo ainda era exclusivamente presencial, o índice de realização da prova de vida alcançou 88%. Com a modalidade digital, esse número saltou para 92,8% em 2024, refletindo maior engajamento dos segurados. Atualmente, cerca de 38% das provas de vida já são feitas no formato online, sendo 1.541 delas realizadas via chamada de vídeo pelo WhatsApp com a equipe da Diretoria de Previdência (Diprev). O procedimento também pode ser feito diretamente no site oficial do Iperon, garantindo acessibilidade a quem não pode se deslocar até os pontos de atendimento.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, com a versão digital, o processo se tornou mais rápido e seguro, reduzindo filas, acelerando o trabalho interno e, principalmente, garantindo que os aposentados e pensionistas não fiquem sem receber seus benefícios.

O presidente do Iperon, Tiago Cordeiro, reforça que a inovação é parte do compromisso institucional da gestão estadual com a modernização da previdência. “A prova de vida digital representa um avanço significativo para todos. Estamos oferecendo mais comodidade ao segurado e, ao mesmo tempo, fortalecendo a gestão previdenciária com informações seguras e processos mais transparentes. Nosso objetivo é garantir uma previdência sólida, acessível e eficiente para as próximas gerações”, afirmou.

A prova de vida é obrigatória e deve ser realizada em dois momentos: no mês de aniversário do beneficiário e durante o recadastramento. Quando não é feita, há bloqueio do pagamento, o que gera transtornos burocráticos. 

Benefícios da transformação digital

Além de eliminar o custo com declarações em cartório, a prova de vida digital reforça a transparência na gestão, protege o fundo previdenciário com informações atualizadas, facilita o acesso aos serviços e assegura dados mais confiáveis.

Segundo o diretor de Previdência do Iperon, Elton Parente, “com a digitalização, avançamos em celeridade, acessibilidade e proteção ao patrimônio previdenciário. O maior ganho, no entanto, é para o segurado, que agora tem mais praticidade e tranquilidade para manter seus direitos em dia”, destacou.  

Texto: Amanda Barbosa
Fotos: Arquivo Iperon

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here