25 C
Porto Velho
sexta-feira, dezembro 19, 2025
HomeEconomiaLançamento da 2ª Feira Robustas Amazônicos e do 10º Concafé refletem o...

Lançamento da 2ª Feira Robustas Amazônicos e do 10º Concafé refletem o fortalecimento da cafeicultura de Rondônia

Date:

spot_img

Notícias relacionadas

Moradores se unem e dão ‘cabo’ de foragido durante fuga após furto

Um homem foi preso na madrugada desta sexta-feira (19)...

Justiça de Rondônia absolve operador de máquinas em caso de abuso de vulnerável

No sistema judiciário, cada decisão reflete a análise das...

Mesa da Câmara declara perda dos mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu declarar...

A casa de Lulinha está em queda livre, mais um episódio que não para de surpreender

Documentos reunidos pela Polícia Federal indicam que o lobista...

2ª Feira Robustas Amazônicos e o 10º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) serão realizados pelo governo de Rondônia nos dias 23 e 24 de outubro no município de Cacoal

A 2ª Feira Robustas Amazônicos e o 10º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), que serão realizados pelo governo do estado nos dias 23 e 24 de outubro no município de Cacoal, foram lançados pelo governo de Rondônia nesta sexta-feira (10) no Auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

Os dois eventos consolidam Rondônia como referência nacional e internacional na produção de café robusta amazônico de excelência ao reunir em um só local produtores, pesquisadores, investidores e exportadores, abrindo espaço para inovação, negócios e parcerias.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância da iniciativa: “O Concafé e a Feira Robustas Amazônicos já são símbolos da força da nossa cafeicultura. Esses eventos mostram o potencial de Rondônia para o Brasil e o mundo, reforçando nosso compromisso com a qualidade, a sustentabilidade e com o produtor rural, que é a base do desenvolvimento do estado.”

ROBUSTAS AMAZÔNICOS

Hoje 17 mil produtores rurais produzem café em Rondônia

Atualmente, 17 mil produtores rurais produzem café, desses, 10 mil são especialistas em robustas amazônicos, totalizando mais de 50 mil hectares dedicados ao grão que faz de Rondônia o 2º maior produtor da região Norte e o 5º do Brasil. Na última edição, a feira contou com mais de 100 expositores movimentando a economia regional e fortalecendo a imagem da cafeicultura rondoniense. Este ano, o evento terá a participação de 16 agroindústrias de café e cacau, palestras técnicas, workshops, degustações, exposição científica e oportunidades de negócios para ampliar a comercialização do café robusta amazônico.

RECORDE

Durante o lançamento foi apresentado o café de 100 pontos produzido em Rondônia com a tecnologia CarbCafé

As etapas do Concafé já estão em andamento, com a análise das amostras inscritas. Tanto a feira quanto o concurso são coordenados pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e a Associação dos Cafeicultores da Região das Matas de Rondônia (Caferon). O secretário da Seagri, Luiz Paulo ressaltou que “este ano teve recorde de inscritos no Concafé. Isso demonstra a confiança dos produtores no futuro da cafeicultura e no apoio do governo do Estado. Estamos construindo uma cadeia cada vez mais forte, sustentável e competitiva.”

INVESTIMENTOS

Além da premiação, superior a R$ 400 mil, que reconhece a qualidade e a sustentabilidade da produção, o evento integra a estratégia estadual de valorização do agronegócio, que já recebeu mais de R$ 200 milhões em investimentos nos últimos anos em maquinário, assistência técnica e fomento às feiras agropecuárias. Através do Plante Mais, a Emater-RO já distribuiu mais de dois milhões de mudas de café clonal, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Rondônia.

Quem for a Feira Robustas Amazônicos em Cacoal também vai poder degustar o café especial de Rondônia

CARBCAFÉ

O pesquisador Enrique Alves, que trabalha desde o início no desenvolvimento dos jardins clonais compartilhou durante o lançamento a mais recente conquista de Rondônia. “Uma das maiores empresas de café do Brasil acaba de lançar em São Paulo a edição histórica de um microlote com apenas 333 unidades do melhor café do mundo por atingir 100 pontos no teste de qualidade. E, esse café foi produzido aqui em Rondônia pelo cacique Rafael Suruí, com a tecnologia desenvolvida pela Embrapa em parceria com o governo de Rondônia, o CarbCafé, um café totalmente sustentável.”

DEGUSTAÇÃO

Durante o lançamento os presentes puderam conferir a qualidade do café de Rondônia.O presidente da Caferon, responsável pela degustação, Juan Travain ressaltou que “os produtores de Rondônia tem se dedicado para aprimorar a qualidade e a sustentabilidade do café de Rondônia. “Nosso diferencial é que aproveitamos o terroir amazônico, que são as características únicas da região amazônica que influenciam a produção de café, incluindo fatores como clima, solo, condições naturais e práticas agrícolas sustentáveis. Essas características contribuem para a qualidade sensorial dos cafés Robustas Amazônicos, tornando nosso café único”

Texto: Andréia Fortini
Fotos: Arthur Amaral

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here