30 C
Porto Velho
sábado, dezembro 6, 2025
HomeBrasilBase aliada barra convocação de irmão de Lula na CPMI do INSS

Base aliada barra convocação de irmão de Lula na CPMI do INSS

Date:

Notícias relacionadas

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)...

Motorista alcoolizado causa grave acidente e deixa vítima na capital

Um motorista com sinais de embriaguez causou um grave...

MPRO traz cúmplice de crimes brutais de volta ao sistema prisional

Cúmplice de dois crimes cruéis, Railson Ferreira da Silva...

Mulher é vítima estupro em banheiro na região central de Porto Velho

Uma mulher denunciou ter sido vítima de estupro dentro...

Frei Chico, dirigente de sindicato investigado, teve oitiva rejeitada por 19 votos a 11 após articulação do governo

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS rejeitou, nesta quarta-feira (16/10), a convocação de José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dirigente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), ele era alvo de requerimento para prestar depoimento à comissão.

No total, foram negados 11 requerimentos de convocação apresentados por parlamentares da oposição, com placar de 19 votos contrários e 11 favoráveis. Frei Chico é vice-presidente do Sindnapi, entidade que está sob investigação por suspeitas de fraudes em benefícios previdenciários. Apesar disso, o irmão do presidente não é alvo direto das apurações conduzidas pela Polícia Federal.

A base governista se articulou para impedir a convocação. A orientação do líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), foi para votar contra o requerimento. Parlamentares aliados ao Planalto afirmaram que a tentativa de ouvir Frei Chico seria uma manobra para atingir politicamente o presidente Lula. “Não tem materialidade, não tem fato concreto, então içam alguém para tentar colar a imagem do presidente”, afirmou a senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) também defendeu o posicionamento da base, ressaltando que Frei Chico exerce uma função simbólica dentro do sindicato e não há qualquer indício de envolvimento dele em irregularidades. “Ele é uma liderança histórica, sem papel executivo nas decisões do Sindnapi”, afirmou o parlamentar.

A oposição, por sua vez, criticou o que chamou de tentativa de blindagem. “O silêncio faz muito barulho. Por que os deputados que orientam contra querem o silêncio de Frei Chico? O silêncio tem muito a esconder”, questionou o deputado Luiz Lins (PL-RJ). Para ele, o comparecimento do irmão do presidente seria importante para esclarecer as suspeitas que pairam sobre a atuação do sindicato.

O senador Izalci Lucas (PL-DF) reforçou a crítica e disse que Frei Chico teria assumido a vice-presidência do Sindnapi com motivações políticas. “Ele usa o cargo para favorecer o sindicato e buscar mais beneficiários. Essa relação precisa ser esclarecida”, declarou. A CPMI do INSS deve retomar, nas próximas semanas, a análise de novos pedidos de convocação e quebras de sigilo de dirigentes do setor.

Fonte: Correiobraziliense

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here