25 C
Porto Velho
quinta-feira, abril 2, 2026
HomeCapaPrefeitura lança nova classificação para agilizar atendimentos em UPA’s e policlínicas

Prefeitura lança nova classificação para agilizar atendimentos em UPA’s e policlínicas

Date:

Notícias relacionadas

Gedeão Negreiros assume presidência do PSDB em Rondônia e lidera protagonismo em ascensão

Reorganização partidária conduzida pela direção nacional projeta novo ciclo...

Gigantes do setor de combustíveis rejeitam programa de subvenção ao diesel

As três maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil —...

Aldo Júlio afirma que deputado Jean Oliveira é parceiro importante de Rolim de Moura

Entre os investimentos viabilizados pelo deputado estadual por meio...

A pulseira azul será usada para pacientes sem urgência

O aumento recorrente no número de pessoas que buscam as unidades médicas municipais nas segundas e quintas-feiras tem mobilizado a Prefeitura de Porto Velho em uma ação para evitar que policlínicas, postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimentos (UPA’s) fiquem lotados por cidadãos interessados apenas na emissão de atestados médicos.

Para isso, o município adotou a pulseira azul no modelo de classificação, que identifica o paciente sem urgência. Nesse caso, o atendimento será realizado somente após todos os pacientes prioritários, e o cidadão não receberá atestado médico, apenas um comprovante de comparecimento.

Para Léo Moraes, o atendido deve respeitar a prioridade de quem precisa de atendimento emergencial – Fotos: Eduardo Freitas

De acordo com o prefeito Léo Moraes, todo cidadão que procurar uma unidade de saúde do município será atendido, mas de maneira mais justa, respeitando a prioridade de quem realmente precisa de atendimento emergencial.

“Implantamos o protocolo da pulseira azul em nossa rede de saúde. Isso quer dizer que a pessoa que chega a uma UPA ou policlínica com um caso leve, pode ser encaminhada, mediante essa classificação, para as unidades básicas de saúde. Assim, evitamos a entrega de atestados desnecessários, organizamos o fluxo e melhoramos o atendimento para todos que procuram nossos serviços”, destacou Léo Moraes.

O novo modelo de classificação já começou a ser testado na Policlínica Ana Adelaide desde o mês de setembro. Para se ter uma ideia, foram realizados 8.126 atendimentos, sendo 900 classificados como azul e 4.602 como verde — ambas categorias consideradas de baixa ou nenhuma urgência.

Texto: João Paulo Prudêncio

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here