24 C
Porto Velho
sábado, dezembro 6, 2025
HomeDestaqueDocumento surge e prova que Governo Lula negou ajuda ao RJ

Documento surge e prova que Governo Lula negou ajuda ao RJ

Date:

Notícias relacionadas

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)...

Motorista alcoolizado causa grave acidente e deixa vítima na capital

Um motorista com sinais de embriaguez causou um grave...

MPRO traz cúmplice de crimes brutais de volta ao sistema prisional

Cúmplice de dois crimes cruéis, Railson Ferreira da Silva...

Mulher é vítima estupro em banheiro na região central de Porto Velho

Uma mulher denunciou ter sido vítima de estupro dentro...

O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, negou pedidos do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), para a utilização de veículos blindados da Marinha em ações de combate ao crime organizado em áreas dominadas por facções como o Comando Vermelho.

Documentos obtidos pela imprensa confirmam que o pedido foi feito em 28 de janeiro, por meio de um ofício encaminhado ao ministério.

A solicitação de Castro pedia a liberação dos blindados, com operadores militares, para reforçar as forças de segurança estaduais em confrontos com traficantes. Segundo o documento, o equipamento solicitado era o Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf) — veículo de uso tático da Marinha empregado em deslocamentos entre navio e terra, com alta proteção e poder de fogo.

Imagem em destaque

Durante entrevista coletiva nesta terça-feira (28), o governador declarou que não solicitou ajuda federal para a operação em andamento nos complexos da Penha e do Alemão porque “já tivemos pedidos negados três vezes”. Segundo ele, as negativas ocorreram devido à exigência de uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), medida que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é contrário a autorizar.

“Tivemos pedidos negados três vezes. Para emprestar o blindado, tinha que ter GLO, e o presidente [Lula] é contra a GLO. Cada dia é uma razão para não colaborar”, afirmou Castro.

Fontes próximas ao governador afirmaram que, ao ser procurado, o ministro José Mucio orientou que o pedido fosse direcionado ao comandante da Marinha na região. O oficial, no entanto, teria recusado a solicitação, alegando que o emprego de tropas e blindados só poderia ocorrer mediante decreto presidencial autorizando a GLO.

Em nota oficial, o Ministério da Defesa confirmou que o ofício do governo fluminense foi submetido à Advocacia-Geral da União (AGU), que emitiu parecer técnico apontando a necessidade de um decreto presidencial para atender à demanda.

O Ministério afirmou ainda que o apoio à solicitação de Castro dependeria de uma decisão formal do presidente da República. O texto oficial conclui:

“O Ministério da Defesa informa que, quando o Governo do Estado do Rio de Janeiro encaminhou ofício solicitando o apoio logístico da Marinha do Brasil (em janeiro de 2025), por meio do fornecimento de veículos blindados (CLAnf), o referido pedido foi submetido à análise da AGU. (…) A AGU emitiu parecer técnico indicando que a solicitação somente poderia ser atendida no contexto de uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), o que demandaria decreto presidencial.”

Fonte: jco

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here