24 C
Porto Velho
sexta-feira, dezembro 19, 2025
HomeBoletim de PolíciaAconteceu agoraOperação Protetor dos Biomas encerra primeira etapa em Rondônia com mais de...

Operação Protetor dos Biomas encerra primeira etapa em Rondônia com mais de 50 prisões e apreensão de toneladas de madeira

Date:

spot_img

Notícias relacionadas

Justiça de Rondônia absolve operador de máquinas em caso de abuso de vulnerável

No sistema judiciário, cada decisão reflete a análise das...

A casa de Lulinha está em queda livre, mais um episódio que não para de surpreender

Documentos reunidos pela Polícia Federal indicam que o lobista...

Deputado Laerte Gomes vota a favor do abono natalino de R$ 5 mil para servidores da Educação

Benefício foi aprovado durante sessão desta terça-feira, presidida pelo...

A primeira fase da Operação Protetor dos Biomas, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e executada pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar de Rondônia, foi concluída com resultados significativos no combate aos crimes ambientais no estado. As ações ocorreram entre os dias 17 e 30 de outubro, abrangendo diversas regiões com foco na repressão ao desmatamento ilegal, transporte irregular de produtos florestais e outras infrações contra o meio ambiente.

Durante o período de execução, as equipes do BPA realizaram 97 atendimentos, incluindo uma ocorrência de violência doméstica, o que demonstra o compromisso da corporação também com a proteção da vida e da integridade das pessoas. No total, a operação resultou em 56 prisões em flagrante, 6 apreensões complementares, além da lavratura de 52 Termos de Apreensão e 96 Autos de Infração Ambiental.

As equipes embargaram 638 hectares de áreas degradadas e apreenderam 870,20 metros cúbicos de madeira, entre toras e serrada. Também foram recolhidos mais de 200 kg de pescado irregular e fora das medidas mínimas permitidas. O trabalho resultou ainda na apreensão de 7 tratores, 16 caminhões, 4 veículos leves, 4 motosserras, 2 armas de fogo e 16 munições.

Ao longo das fiscalizações, os policiais realizaram 177 abordagens a pessoas e 60 a veículos, reforçando a presença ostensiva em áreas críticas do território rondoniense. O uso de tecnologia, drones e ferramentas de inteligência geoespacial foi decisivo para o êxito das ações, permitindo o monitoramento em tempo real das áreas de interesse e o direcionamento preciso das equipes em campo.

Entre as infrações mais registradas nesta primeira etapa estão o desmatamento ilegal, com 44 ocorrências, e o transporte irregular de madeira, com 9 registros. Esses números evidenciam a prioridade da operação no enfrentamento de práticas que impactam diretamente o bioma amazônico, como a supressão irregular da vegetação nativa e o comércio clandestino de produtos florestais.

O comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, tenente-coronel PM Railinson Baumann Lopes, destacou o comprometimento das equipes e a importância do trabalho integrado. “A primeira etapa da Operação Protetor dos Biomas mostrou o comprometimento e a eficiência das forças ambientais em Rondônia. Atuamos com inteligência, tecnologia e presença constante em campo, protegendo nossas florestas e cumprindo nossa missão maior: preservar a vida e os recursos naturais do Estado”, afirmou.

A Operação Protetor dos Biomas seguirá com novas fases, voltadas à intensificação das ações de fiscalização, prevenção e repressão aos crimes ambientais em todas as regiões de Rondônia.

com PMRO

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here