Os impactos da intensa instabilidade que atingiu o Sul do Brasil nesta sexta-feira (7) são devastadores. Além dos fortes ventos e chuvas provocados pelo ciclone extratropical, a confirmação de um tornado de nível 3 no Paraná agravou drasticamente o cenário, deixando vítimas e um rastro de destruição em diversas cidades.
O estado do Paraná foi o mais atingido em termos de danos humanos e materiais imediatos, especialmente na região Centro-Oeste:
Vítimas: As autoridades do Paraná confirmaram pelo menos cinco mortes e 130 feridos – sendo 30 em estado grave ou moderado – após a passagem de um tornado de nível 3, com ventos que puderam ultrapassar os 250 km/h.
Cidade Devastada: Rio Bonito do Iguaçu foi a mais afetada, com cerca de 80% da cidade destruída, em um cenário classificado como “de guerra” pelas autoridades. Casas foram completamente arrancadas, carros revirados e ruas cobertas por entulhos.
Outras Cidades: Estragos com destelhamentos, alagamentos e falta de energia foram registrados também em Candói, Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro e Guarapuava (com hospitais lotados).
Energia Elétrica: Cerca de 60 mil casas ficaram sem energia elétrica em todo o Paraná na noite de ontem, segundo a Copel.
Veja as imagens:


