32 C
Porto Velho
quinta-feira, janeiro 29, 2026
HomeEmílio Kerber FilhoAlcolumbre prepara armadilha para Lula após indicação de Messias (veja o vídeo)

Alcolumbre prepara armadilha para Lula após indicação de Messias (veja o vídeo)

Date:

Notícias relacionadas

Investimentos em inovação pedagógica e inclusão marcaram a Educação de Rondônia entre 2019 e 2025

As políticas públicas abrangeram desde inclusão educacional e inovação...

Laerte Gomes empenha R$ 700 mil para aquisição de implementos agrícolas em São Francisco do Guaporé

Recurso destinado à prefeitura municipal atende solicitação do vereador...

Polícia Militar aciona Moraes com pedidos de mudanças devido a situação de Bolsonaro

A Polícia Militar do Distrito Federal encaminhou ao ministro...

Os bastidores da política em Brasília ganhou um novo capítulo de tensão — e, desta vez, com Davi Alcolumbre no centro do tabuleiro. Agora presidente do Senado, Alcolumbre começa a operar silenciosamente para transformar a indicação de Antônio Messias ao STF em um verdadeiro cerco político contra Lula.

O que pouca gente percebeu é que a movimentação tem um objetivo muito claro: derrubar Messias para empurrar Lula na direção de quem Alcolumbre realmente quer no Supremo — Rodrigo Pacheco.

Pacheco, aliado de confiança e nome de preferência de Alcolumbre, representa para o senador o controle de um dos principais espaços de poder do país. A indicação de Messias, vista como fraca e politicamente desinteressante para o Senado, abriu a brecha perfeita para uma estratégia que vem sendo alinhavada nos bastidores.

O plano é simples — e cruel para o governo:

1.    Criar resistência interna à indicação de Messias, articulando senadores da base e da oposição para gerar ruído e incerteza.

2.    Constranger o Planalto, mostrando que Lula perdeu a capacidade de conduzir o Senado.

3.    Forçar a reprovação de Messias, o que já seria um golpe simbólico enorme contra o governo.

4.    Oferecer a “saída honrosa”: indicar Rodrigo Pacheco como nome de consenso, estabilizando a crise — mas entregando o STF nas mãos de Alcolumbre.

E é justamente nessa brecha que ele pretende empurrar Pacheco como “o nome ideal” — palatável para o Senado, supostamente equilibrado, mas alinhado diretamente ao seu próprio projeto de poder.

Se o plano der certo, Lula não apenas perde seu indicado, como ainda se vê obrigado a nomear o favorito de Alcolumbre — entregando ao senador um trunfo político histórico.

A sabatina de Messias promete ser dura, longa e repleta de embaraços cuidadosamente planejados. Não será surpresa se surgir ali a “justificativa técnica” perfeita para rejeitar o nome — exatamente do jeito que Alcolumbre quer.

Veja o vídeo:

Por Emílio Kerber Filho*

Jornalista e escritorAutor do livro “Por trás das grades – O diário de Anne Brasil”.

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here