O incêndio que devastou não apenas estruturas, mas os planos da COP 30. A ONU, ciente da gravidade da situação, tomou medidas drásticas que podem influenciar futuras políticas ambientais, especialmente em relação aos combustíveis fósseis.
Segundo a CNN Brasil, a tentativa de garantir um acordo sobre como abandonar os combustíveis fósseis foi descartada da mais recente proposta de acordo da COP30 sobre ação climática, conforme mostrou uma minuta publicada na manhã desta sexta-feira (21) pela ONU. Decisão ocorreu logo após o incêndio.
Imediatamente após o incêndio, a ONU convocou uma reunião extraordinária para discutir as consequências. A ação da ONU pode ser vista como um passo importante para assegurar que reuniões futuras, como a COP30, abordem questões urgentes que afetam o planeta.
Diz o artigo:
Algumas nações presentes na cúpula têm pressionado fortemente por um “roteiro” que estabeleça como os países devem cumprir a promessa de fazer a transição para longe dos combustíveis fósseis feita há dois anos, na COP28, enquanto outras resistem a qualquer novo acordo sobre o assunto.
A primeira versão da minuta do acordo, publicada no início desta semana, continha um conjunto de opções de redação sobre o tema, mas estas foram completamente removidas da versão mais recente.
A proposta desta sexta-feira ainda precisa ser aprovada por consenso na cúpula e pode estar sujeita a novas negociações.




