24 C
Porto Velho
sexta-feira, dezembro 5, 2025
HomeBrasilGeneral americano faz visita ao Caribe e deixa Maduro em parafuso

General americano faz visita ao Caribe e deixa Maduro em parafuso

Date:

Notícias relacionadas

O plano audacioso de Lula: transformar o Brasil em um novo deserto de empregos

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, na segunda-feira...

Gilmar Mendes diz um sonoro “não” a Jorge Messias

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Convocação de Lulinha na CPMI do INSS vira “pancadaria verbal” (veja o vídeo)

O governo conseguiu blindar a convocação de Fabio Luis...

A presença das Forças Armadas dos Estados Unidos no Caribe ganhou novo fôlego nesta segunda-feira, 24, com a chegada do general Dan Caine a Porto Rico. Chefe do Estado-Maior Conjunto, ele visitou um dos navios de guerra da Marinha que operam na região. 

Embora o Pentágono tenha apresentado a viagem como um gesto de agradecimento às tropas pelo feriado de Ação de Graças, fontes de bastidores apontam que Washington avalia medidas mais rígidas contra o regime de Nicolás Maduro, aprofundando um cenário já marcado por tensão militar e diplomática.

Acompanhado por David Isom — veterano da Navy SEALs e conselheiro do Alto Comando — Caine participou de reuniões com integrantes do Comando Sul, responsável pelas operações norte-americanas na América Latina. A movimentação ocorre enquanto o porta-aviões USS Gerald R. Ford, considerado o maior do mundo, mantém operações na área. 

Estima-se que cerca de 15 mil militares, entre fuzileiros navais e equipes estacionadas em Porto Rico, componham a presença ativa dos EUA no entorno do Caribe.

Apontado como o estrategista da chamada Operação Lança do Sul, Caine supervisiona um plano descrito pelo Departamento de Defesa como o maior movimento de mobilização norte-americana na região desde a Crise dos Mísseis de 1962. 

Apesar de o governo dos Estados Unidos afirmar publicamente que busca preservar a estabilidade regional, integrantes da Casa Branca ligados à segurança nacional trabalham com múltiplos cenários. Fontes citam que Donald Trump autorizou operações sigilosas conduzidas pela CIA dentro da Venezuela, embora não haja detalhes divulgados sobre alvos ou prazos. Uma proposta de transição negociada que permitiria a permanência temporária de Maduro no cargo também chegou a ser discutida, mas Washington rejeitou a alternativa.

Os próximos dias serão de tensão no Caribe…

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here