29 C
Porto Velho
sexta-feira, janeiro 30, 2026
HomeBrasilAvião que trouxe Maduro para encontro com Lula em 2023 pousa na...

Avião que trouxe Maduro para encontro com Lula em 2023 pousa na fronteira com o Brasil e gera especulações

Date:

Notícias relacionadas

Desemprego cai para 5,1% em dezembro, o menor já registrado

Ano de 2025 termina com recorde de carteira assinada...

Presidente socialista da Colômbia faz declaração absurda sobre Jesus

Uma fala do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, provocou...

BR-364: Entrada de Cujubim se torna cenário de protestos pelo terceiro dia seguido

A BR-364 amanheceu fechada pelo terceiro dia consecutivo nesta...

Um Airbus A319-133 de propriedade do governo venezuelano, já utilizado pelo presidente Nicolás Maduro, pousou em Santa Helena de Uairén, cidade na fronteira com o Brasil.

O pouso ocorreu nessa sexta-feira (28), conforme indicam registros de plataformas de monitoramento de tráfego aéreo. A aeronave, identificada pela matrícula YV2984, ficou no local por 40 minutos antes de retornar a Caracas.

Santa Helena de Uairén está localizada a 250 quilômetros de Pacaraima (RR), distância que pode ser percorrida em aproximadamente três horas por via terrestre.

Segundo dados dos sistemas de monitoramento, o avião pousou às 21h10 no horário local venezuelano. Por volta das 21h50 do mesmo dia, a aeronave decolou de volta para a capital da Venezuela.

O evento aconteceu um dia antes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar restrições ao espaço aéreo venezuelano.

“A todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas: considerem o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela totalmente fechado. Obrigado a todos pela atenção a este assunto”, declarou Trump neste sábado (29).

Até o momento, não há confirmação sobre a presença de Maduro a bordo do avião durante o voo à fronteira com o Brasil.

HISTÓRICO DA AERONAVE

O mesmo Airbus transportou Maduro em sua visita oficial ao Brasil em 2023, quando o presidente venezuelano participou da cúpula de presidentes da América do Sul.

Na ocasião, o avião presidencial venezuelano foi acompanhado por uma segunda aeronave que operava sob condições de sigilo. Nos sistemas de rastreamento, as informações deste segundo avião apareciam como “bloqueados”, impossibilitando a identificação do modelo.

O Airbus A319-133 está registrado sob a bandeira da Conviasa, companhia aérea estatal venezuelana. Em 2020, a aeronave foi alvo de sanções impostas pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac) dos Estados Unidos.

Devido a essas sanções, a aeronave pode ser legalmente apreendida caso entre no espaço aéreo americano ou de países aliados aos EUA. O voo ocorreu em um período de intensificação das movimentações militares norte-americanas no mar do Caribe.

Fonte: jco*

*https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/76319/aviao-que-trouxe-maduro-para-encontro-com-lula-em-2023-pousa-na-fronteira-com-o-brasil-e-gera-especulacoes

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here