26 C
Porto Velho
terça-feira, dezembro 16, 2025
HomeCapaGoverno de RO consolida avanços na segurança pública em 2025 com redução...

Governo de RO consolida avanços na segurança pública em 2025 com redução de crimes e destaque nacional em investigações

Date:

spot_img

Notícias relacionadas

Revelado o motivo da prisão de desembargador por ordem de Moraes

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (16/12),...

SBT cancela ida de Flávio ao Ratinho, depois estranhamente manda outra informação

As filhas do lendário Sílvio Santos estão cometendo erros...

Moraes manda prender desembagador no Rio de Janeiro

Ele era acusado de envolvimento na máfia dos caça-níqueis...

A ampliação do videomonitoramento e a presença de totens em pontos estratégicos contribuíram para diminuir ocorrências e aumentar a sensação de segurança da população

O ano de 2025 marcou um período de conquistas para Segurança Pública de Rondônia. Com investimentos do governo do estado em tecnologia, estrutura e capacitação, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) registrou avanços expressivos com operações, apreensões de drogas, redução de crimes e reconhecimento nacional. Ao longo do ano, o governo reforçou a estrutura das polícias com novas viaturas, armamentos, equipamentos de proteção e tecnologia.

Foram entregues drones, computadores, sistemas de monitoramento e novos totens de segurança, ferramentas que ampliaram a capacidade de resposta e vigilância em áreas estratégicas. Também foram realizadas entregas de viaturas e Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) ao Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e investimentos em unidades especializadas, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e a Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core).

Rondônia termina 2025 com grandes avanços na segurança pública

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os resultados refletem a política de fortalecimento das forças de segurança adotada desde o início da gestão. “Investimos em tecnologia, estrutura e valorização dos profissionais para que Rondônia continue sendo referência em segurança pública. O trabalho integrado das forças e o suporte do governo do estado têm garantido mais tranquilidade à nossa população”, evidenciou.

OPERAÇÕES INTEGRADAS 

As ações integradas se refletiram em operações de grande porte, como a “Fecha Boca” e outras ofensivas contra o tráfico de drogas e o crime organizado, que resultaram em prisões, apreensões de armas e desarticulação de pontos de comercialização de entorpecentes. A atuação conjunta entre Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e órgãos de inteligência foi o pilar para o sucesso das ações.

Rondônia realizou apreensão histórica de 6 toneladas de drogas

Os números confirmam o impacto: entre janeiro e julho, as forças de segurança apreenderam cerca de 12,5 toneladas de entorpecentes, volume considerado recorde na história do estado. As ações de fronteira e operações urbanas integradas fortaleceram o combate ao narcotráfico e às facções criminosas que atuam na Região Norte.

Além das apreensões, Rondônia registrou redução em diversos indicadores criminais, especialmente em furtos, roubos e crimes contra o patrimônio. A ampliação do videomonitoramento e a presença de totens em pontos estratégicos contribuíram para diminuir ocorrências e aumentar a sensação de segurança da população.

DESTAQUE NACIONAL

Outro ponto de destaque foi o desempenho da Delegacia de Homicídios que consolidou Rondônia entre os estados com maiores índices de elucidação de homicídios do país, com 92% de resoluções de crimes, colocando o estado, segundo levantamento do Instituto Sou da Paz, em 2º lugar no ranking nacional. A modernização das delegacias, o investimento em perícia e a integração com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) e o Judiciário foram fatores decisivos para esse resultado.

Rondônia ficou em 2º lugar no ranking nacional em elucidação de homicídios no país

EFICIÊNCIA E A INTEGRAÇÃO

O titular da Sesdec, Felipe Vital, reforçou que o foco é a eficiência e a resposta rápida. “As ações são planejadas com base em inteligência e o resultado disso é a redução de crimes e o enfraquecimento das organizações criminosas. Estamos colhendo os frutos de um trabalho técnico e contínuo”.

Com recordes de apreensões, redução de indicadores de criminalidade e reconhecimento nacional, Rondônia encerra 2025 consolidando avanços que colocam o estado entre os mais eficientes do país no enfrentamento ao crime, um resultado que é fruto direto de planejamento, investimento e integração entre as forças de segurança.

Texto: Gerlen Oliveira
Fotos: Arthur Martins, Gulherme Ribeiro e Vinicius Braz

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here