A nova fase da Operação Audácia resultou na execução de 68 mandados de prisão e 76 medidas cautelares. A ação foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (22) pelas forças de segurança com apoio do Ministério Público de Rondônia.
Realizada sob a coordenação das forças de segurança, a nova fase da operação visa desmantelar redes criminosas e trazer à justiça os responsáveis por diversas atividades ilícitas. Sessenta e oito mandados de prisão foram cumpridos em localidades estratégicas, enquanto as 78 medidas cautelares foram aplicadas contra membros da facção Primeiro Comando da Capital (PCC). No condomínio Morar Melhor, 18 criminosos foram presos pela Polícia Civil. Há desdobramentos em Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Pimenta Bueno, Amazonas, Paraná, Maringá e Catanduvas.
Neste ano, segundo o coronel Vital, secretário de Segurança Pública, que participa dessa fase, a Sesdec com o Ministério Público realizaram 25 operações. “Estamos tornando nosso final de ano mais seguro para toda a população”, disse o coronel. Por volta das 10h30min, uma coletiva dará detalhes dessa nova fase da Operação Audácia. Essa ação conta com o apoio de agências federais e estaduais, demonstrando um esforço conjunto para enfrentar a criminalidade.
A implementação dessa fase da Operação Audácia gera uma discussão ampla sobre a eficácia das operações de segurança no Brasil. Especialistas afirmam que a interação entre as forças de segurança e a comunidade é fundamental para o sucesso de ações futuras. O cumprimento dos mandados de prisão e das medidas cautelares é um passo importante, mas o caminho para a redução da criminalidade ainda requer medidas preventivas e políticas sociais efetivas.






