27 C
Porto Velho
quarta-feira, dezembro 24, 2025
HomeDestaqueEstadão entra na 'briga' contra Moraes e faz revelação chocante sobre relação...

Estadão entra na ‘briga’ contra Moraes e faz revelação chocante sobre relação entre ministro e Master

Date:

Notícias relacionadas

Em menos de 24h, Moraes solta a segunda nota e cita diretamente a esposa

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes...

Parlamentar do PT é preso e o motivo é chocante

O vereador Josivan Lucas de Barros (PT), conhecido como...

Confira todas as regras do Indulto de Natal que benefiicia condenados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o...

O Estadão afirmou que o ministro Alexandre de Moraes chegou a ligar seis vezes para Galípolo, presidente do Banco Central, num dia para tratar da venda do Banco Master ao BRB.

Leia a matéria na íntegra:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes chegou a telefonar seis vezes no mesmo dia para o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para saber sobre o andamento da operação de compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). A série de telefonemas faz parte de uma das, ao menos, cinco conversas de Moraes com Galípolo sobre o assunto, sendo uma delas presencial.

A informação, obtida com pessoas do meio jurídico e do mercado financeiro que ouviram relatos, inclusive, de um dos envolvidos, detalha a intensidade da pressão exercida pelo ministro sobre a autoridade monetária em meio à análise do negócio que salvaria a instituição de Daniel Vorcaro, liquidada pelo BC em 18 de novembro sob suspeita de fraudes de R$ 12,2 bilhões. A mulher de Moraes, Viviane Moraes, fechou um contrato de R$ 129 milhões para representar o Master em Brasília, inclusive no BC.

O teor e a frequência dessas ligações contradizem as explicações dadas publicamente pelas autoridades nesta terça-feira, 23.

Em notas oficiais divulgadas pela manhã, Moraes afirmou que as reuniões e contatos tiveram como “exclusivo” objetivo tratar dos efeitos da Lei Magnitsky. Já o BC também disse que o assunto era sobre as sanções econômicas impostas pelos EUA ao ministro, mas não usou o termo “exclusivamente”.

A existência de conversas entre Moraes e Galípolo fora da agenda foi revelada originalmente pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo. Segundo a jornalista, foram ao menos quatro encontros, sendo um presencial. O Estadão confirmou a existência de ao menos cinco conversas, sendo uma presencial, com pessoas que ouviram relatos, inclusive, de um dos envolvidos.

A pressão de Moraes no presidente do BC se deu no momento em que havia uma divisão dentro da própria autarquia sobre a aprovação ou rejeição do negócio, conforme publicado pelo próprio Estadão. Moraes repetiu a Galípolo os argumentos usados por Vorcaro de que os grandes bancos não viam com bons olhos sua atuação no mercado financeiro porque temiam a concorrência.

A compra do Master pelo BRB foi anunciada no fim de março e só foi rejeitada pelo BC no dia 3 de setembro. Moraes foi sancionado pela Lei Magnitsky no dia 30 de julho e a mulher dele, no dia 22 de setembro.

Fonte: jco*

*https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/77278/urgente-estadao-entra-na-e39brigae39-contra-moraes-e-faz-revelacao-chocante-sobre-relacao-entre-ministro-e-master

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here