29 C
Porto Velho
quinta-feira, janeiro 29, 2026
HomeCiência & TecnologiaAlerta vermelho para Rio, São Paulo e outros 6 estados

Alerta vermelho para Rio, São Paulo e outros 6 estados

Date:

Notícias relacionadas

Eis a conversa entre Lula e Trump por telefone

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald...

Deputado é alvo da Polícia Federal

A Polícia Federal realizou, na manhã desta quinta-feira (29),...

Gleisi entrega Lula e expõe o Planalto (veja o vídeo)

Uma declaração da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann,...

Gilmar Mendes reage ao ver SC agir contra cotas em universidades

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), sancionou uma...

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou para “Grande Perigo” o alerta sobre a onda de calor que atinge oito estados brasileiros nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. A mudança ocorreu nesta sexta-feira (26), após análise das condições climáticas que indicam temperaturas até 5°C acima da média para o período.

O fenômeno, que teve início em 23 de dezembro, afeta 1.284 municípios e permanecerá em vigor até às 18h do dia 29. Rio de Janeiro e São Paulo estão inteiramente inseridos na área do alerta vermelho, assim como o sul de Minas Gerais e do Espírito Santo, o norte do Paraná e porções de Goiás e Mato Grosso do Sul.

Nas regiões sob alerta máximo, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 45%, caracterizando um período de seca que intensifica os efeitos do calor extremo. O Inmet considera que estas condições representam riscos à saúde da população.

Um segundo alerta, classificado como “Perigo Potencial”, foi emitido para áreas que vão do litoral do Espírito Santo até a região central de Goiás, incluindo Goiânia. Belo Horizonte também está dentro desta zona amarela, onde os riscos à saúde são considerados leves pelo instituto. Este alerta secundário também vale até 29 de dezembro.

A capital paulista já sente os efeitos da onda de calor. No dia de Natal, São Paulo registrou 35,9°C na estação meteorológica do Mirante de Santana, na Zona Norte. Esta foi a temperatura mais alta registrada na cidade não apenas para dezembro, mas para todo o ano de 2025.

O Inmet havia previsto este cenário no final de novembro, quando divulgou que as temperaturas ficariam acima da média em quase todo o país durante dezembro. Na ocasião, o instituto indicou que as maiores elevações ocorreriam nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, enquanto apenas algumas áreas do Sul manteriam temperaturas dentro do esperado.

As autoridades recomendam hidratação constante e evitar exposição ao sol nos horários de pico de temperatura, especialmente nas regiões onde o alerta de “Grande Perigo” está em vigor.

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here