26 C
Porto Velho
sexta-feira, janeiro 30, 2026
HomeBrasilMais um país governado por ditador amigo de Lula recua diante da...

Mais um país governado por ditador amigo de Lula recua diante da pressão de Trump

Date:

Notícias relacionadas

PM coloca detento para auxiliar na medicação de Bolsonaro

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) encaminhou um...

Daniel Vorcaro é convocado a depor na CPMI do INSS

A CPMI do INSS ouve na próxima quinta-feira (5)...

PF detalha estratégias de segurança e de combate à desinformação em seminário do TSE

A Polícia Federal participou, nessa terça-feira (27), do Seminário...

O governo da Nicarágua informou que irá libertar dezenas de detentos do sistema penitenciário nacional, em um movimento que ocorre enquanto os Estados Unidos intensificam a pressão diplomática contra o regime de Daniel Ortega, amigo de Lula. 

O anúncio acontece cerca de uma semana após a prisão do ditador venezuelano Nicolás Maduro, episódio que elevou a tensão política na região.

Em comunicado oficial, o Ministério do Interior nicaraguense afirmou que “dezenas de pessoas que estavam no Sistema Penitenciário Nacional estão retornando para suas casas e famílias”, sem detalhar nomes, critérios ou prazos para as liberações.

A embaixada dos Estados Unidos na Nicarágua elogiou a decisão da Venezuela de libertar o que classificou como “prisioneiros políticos”, considerando o gesto um avanço em direção à pacificação. No entanto, a representação diplomática criticou duramente a situação nicaraguense, ressaltando que “mais de 60 pessoas permanecem injustamente detidas ou desaparecidas, incluindo pastores, trabalhadores religiosos, doentes e idosos”.

Organizações independentes de direitos humanos também acompanham o caso. Uma ONG que monitora abusos no país afirmou que ao menos 61 pessoas foram presas recentemente após celebrarem ou demonstrarem apoio, nas redes sociais, à captura de Nicolás Maduro. Segundo a entidade, as detenções ocorreram em pelo menos nove estados da Nicarágua.

A repressão promovida pelo regime de Ortega não é recente. Desde os protestos em massa de 2018, duramente reprimidos pelas forças de segurança, o governo tem intensificado ações contra opositores políticos, líderes religiosos, jornalistas e integrantes da sociedade civil considerados críticos ao poder.

Nos últimos oito anos, mais de 5 mil organizações foram fechadas no país, a maioria delas de caráter religioso ou social. Além disso, milhares de nicaraguenses foram forçados a deixar o território nacional, em meio ao avanço da perseguição política e à deterioração das liberdades civis.

Fonte: jco*

*https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/77947/mais-um-pais-governado-por-ditador-amigo-de-lula-recua-diante-da-pressao-de-trump

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here