32 C
Porto Velho
quinta-feira, janeiro 29, 2026
HomeJustiçaEm ato inesperado, PGR pede diminuição de pena de um dos maiores...

Em ato inesperado, PGR pede diminuição de pena de um dos maiores algozes de Moraes

Date:

Notícias relacionadas

Polícia Militar aciona Moraes com pedidos de mudanças devido a situação de Bolsonaro

A Polícia Militar do Distrito Federal encaminhou ao ministro...

Eis a conversa entre Lula e Trump por telefone

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald...

Deputado é alvo da Polícia Federal

A Polícia Federal realizou, na manhã desta quinta-feira (29),...

BR-364 é novamente fechada na entrada de Cujubim; PRF diz que não há previsão de liberação

Manifestantes fecharam novamente a BR-364 nas proximidades do trevo...

A Procuradoria-Geral da República se posicionou de forma favorável à redução da pena imposta ao ex-deputado federal Roberto Jefferson e encaminhou parecer ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, responsável pela relatoria do processo. A manifestação foi protocolada na segunda-feira (19) e atende a um pedido apresentado pela defesa.

Condenado em dezembro de 2024, Jefferson recebeu pena de 9 anos, 1 mês e 5 dias de prisão pelos crimes de calúnia, homofobia, incitação ao crime e tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes. De acordo com o entendimento da PGR, caso Moraes acolha o parecer, a punição poderá ser reduzida para três anos, o que possibilitaria a progressão de regime.

O posicionamento do Ministério Público ocorreu após solicitação formal dos advogados do ex-presidente do PTB. No documento enviado ao STF, a PGR requisitou informações tanto à Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro quanto à 4ª Vara Federal Criminal, com o objetivo de avaliar a conduta de Roberto Jefferson durante o cumprimento da pena. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Roberto Jefferson foi preso preventivamente em agosto de 2021 e, inicialmente, passou a cumprir prisão domiciliar em sua residência, localizada no município de Comendador Levy Gasparian, no interior fluminense. Posteriormente, em 2022, às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais, a Polícia Federal voltou a cumprir um mandado de prisão expedido por Alexandre de Moraes, após o ex-deputado descumprir medidas cautelares determinadas pela Justiça.

A nova ordem de prisão ocorreu depois da divulgação de um vídeo nas redes sociais com ofensas direcionadas à ministra do STF Cármen Lúcia. No momento em que os agentes federais tentaram cumprir o mandado, Jefferson resistiu, efetuou disparos com arma de fogo e lançou explosivos contra a equipe policial, sendo detido em flagrante por tentativa de homicídio.

Mais recentemente, em maio de 2025, Moraes autorizou a concessão de prisão domiciliar de caráter humanitário ao ex-deputado. A decisão teve como base laudos médicos que apontaram um estado de saúde considerado grave, incluindo crises convulsivas, desnutrição calórico-proteica, possível foco de infecção na cavidade oral e diagnóstico de síndrome depressiva severa.

Fonte: jco*

*https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/78353/em-ato-inesperado-pgr-pede-diminuicao-de-pena-de-um-dos-maiores-algozes-de-moraes

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here