Mudas beneficiaram produtores de Rolim de Moura, Santa Luzia d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta d’Oeste, distrito de Izidolândia, Castanheiras, Nova Brasilândia d’Oeste e Novo Horizonte d’Oeste
A agricultura familiar da região da Zona da Mata, em Rondônia, está sendo fortalecida com a entrega de 549.604 mudas de café clonal, viabilizadas pelo deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Jean Oliveira.
A iniciativa beneficia produtores rurais de diversos municípios da região, garantindo mudas de alta qualidade genética e contribuindo diretamente para o aumento da produtividade e da renda das famílias do campo.
De acordo com o parlamentar, o investimento reforça o compromisso com o desenvolvimento da agricultura familiar. “O trabalho tem sido direcionado para fortalecer o pequeno produtor rural, que está na base da economia do estado. As mudas de café clonal representam mais produção, mais renda e mais qualidade de vida para as famílias da Zona da Mata”, afirmou Jean Oliveira, que finalizou agradecendo ao governador Coronel Marcos Rocha pelo apoio e parceria, enfatizando que o chefe do Executivo estadual tem sido sensível às demandas do setor produtivo e comprometido com o desenvolvimento de Rondônia.
A distribuição das mudas ocorreu da seguinte forma: Rolim de Moura recebeu 147.604 mudas; Santa Luzia d’Oeste, 45.000; Alto Alegre dos Parecis, 45.000; Alta Floresta d’Oeste, 143.000; distrito de Izidolândia, 15.000; Castanheiras, 30.000; Nova Brasilândia d’Oeste, 57.000; e Novo Horizonte d’Oeste, 67.000 mudas.
As mudas foram adquiridas por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão, destinada por Jean Oliveira, e fazem parte do Programa Plante Mais 2026, do Governo de Rondônia, executado por intermédio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia.
O presidente da Emater-RO, Luiz Cláudio, ressaltou que o investimento reforça o compromisso do Governo de Rondônia com a agricultura familiar. “O café clonal é uma tecnologia que eleva o padrão produtivo das lavouras, garantindo maior produtividade, resistência e qualidade. A parceria com o deputado Jean Oliveira tem ampliado os resultados no campo”, destacou.
Segundo o gerente regional da Emater-RO na Zona da Mata, Paulo Henrique Custódio, a equipe técnica está acompanhando os produtores beneficiados para assegurar a correta implantação das mudas. “A ação representa um avanço significativo para a cafeicultura da região, promovendo crescimento econômico e mais oportunidades para as famílias”, ressaltou.
A iniciativa consolida o café como uma das principais cadeias produtivas da Zona da Mata e reafirma o compromisso do Governo de Rondônia e do deputado Jean Oliveira com o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento regional.
TEXTO E FOTOS: JORNALISTA RICARDO BARROS




