30 C
Porto Velho
terça-feira, março 24, 2026
HomePolíticaRondônia pode incluir prevenção à violência contra a mulher nas escolas por...

Rondônia pode incluir prevenção à violência contra a mulher nas escolas por proposta de Cláudia de Jesus

Date:

Notícias relacionadas

Operação na zona Leste desmantela tráfico com apreensão de drogas, dinheiro e motocicletas

Após uma denúncia anônima indicando movimentação suspeita, a PM...

Jovem de 20 anos é preso por envolvimento sexual com adolescente de 13

Após a denúncia apresentada por uma mãe, um jovem...

No silêncio da noite, irmãos são brutalmente atacados enquanto dormiam

No início da madrugada desta terça-feira, 24, um grave...

Bandidos armados aterrorizam comerciantes e roubam moto e celulares na zona sul da capital

Na noite desta segunda-feira (23), dois indivíduos armados furtaram...

Medida inclui ações educativas, formação de professores e materiais didáticos.

  A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou um Projeto de Lei que institui a abordagem da prevenção à violência contra a mulher nos currículos escolares de Rondônia. A proposta abrange a educação básica das redes pública e privada, com conteúdos trabalhados de forma transversal e adequada ao desenvolvimento dos estudantes. 

 O projeto estabelece princípios como o respeito aos direitos humanos, a promoção da igualdade de gênero e o combate à naturalização da violência, além de prever a inclusão do tema nos projetos pedagógicos, formação continuada de professores e realização de campanhas educativas nas escolas. “Educar desde cedo para o respeito, a igualdade e a não violência é fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e segura para as mulheres”, destacou a deputada. 

 A proposta reforça o papel da escola na formação cidadã e na prevenção de violências, contribuindo para a construção de uma cultura de paz e equidade. O Projeto de Lei está em tramitação nas comissões da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) e ainda será analisado antes de seguir para votação em plenário. 

 Cenário alarmante 

 Em Rondônia, a discussão sobre prevenção à violência contra a mulher se torna ainda mais urgente diante dos dados recentes. O estado registrou 25 casos de feminicídio em 2025, cenário que acende o alerta para a necessidade de fortalecer políticas públicas de proteção, acolhimento e conscientização. Outro dado que evidencia a gravidade do problema é o aumento dos atendimentos realizados pelo Ligue 180, que somaram 3.922 registros em 2024, crescimento de 80,6% em relação ao ano anterior.  

da Assessoria

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here