30 C
Porto Velho
sábado, dezembro 6, 2025
HomeCidadesApron e Faperon manifestam indignação com erro reconhecido pela Funai e destruição...

Apron e Faperon manifestam indignação com erro reconhecido pela Funai e destruição de propriedades na BR-429

Date:

Notícias relacionadas

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)...

Motorista alcoolizado causa grave acidente e deixa vítima na capital

Um motorista com sinais de embriaguez causou um grave...

MPRO traz cúmplice de crimes brutais de volta ao sistema prisional

Cúmplice de dois crimes cruéis, Railson Ferreira da Silva...

Mulher é vítima estupro em banheiro na região central de Porto Velho

Uma mulher denunciou ter sido vítima de estupro dentro...

A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (Apron) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon) manifestaram, nesta terça-feira (28), profunda indignação diante das ações conduzidas pela Funai, com apoio do Ibama e da Força Nacional, que resultaram na destruição de casas, cercas e benfeitorias de produtores rurais na região da BR-429, entre os municípios de Alvorada do Oeste e São Miguel do Guaporé.

As entidades denunciam que as operações estão sendo realizadas mesmo após a própria Funai reconhecer oficialmente um erro técnico no processo nº 08620.005461/2020-35, referente à demarcação da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau.

“Está descrito no decreto que o Marco 26 fica na nascente do Rio Norte e Sul, mas no momento da digitação do decreto foram colocadas coordenadas erradas, o que deslocou o marco por vários quilômetros, sobrepondo-se a áreas tituladas pelo Incra”, explicou Edson Afonso, produtor rural e representante dos sindicatos da região da BR-429.

O documento técnico, emitido pela Diretoria de Proteção Territorial da Funai em 10 de novembro de 2021, confirma que o Marco 26 foi posicionado em coordenadas erradas, avançando quilômetros além dos limites legais definidos pelo Decreto nº 275/1991 e invadindo áreas tituladas pelo Incra.

“Nas reuniões realizadas em 2021, ficou acertado que a Funai faria o levantamento técnico da nascente e corrigiria a localização do marco, mas isso nunca foi feito sob a alegação de falta de recursos”, completou Edson.

A Informação Técnica nº 12/2021/CGIIRC/DPT-Funai recomenda expressamente a correção do decreto de homologação, determinando que o marco seja realocado na nascente correta do Rio Norte e Sul.

“É inaceitável que, mesmo diante de um erro reconhecido pela própria Funai, o Governo Federal permita a continuidade de operações de destruição, sem correção técnica e sem decisão judicial definitiva. Isso fere o princípio da legalidade e ameaça a segurança jurídica de todo o setor produtivo”, afirmou Adélio Barofaldi, presidente da Apron.

O presidente da Faperon, Hélio Dias, lembrou que a federação vem atuando desde 2020 na mediação do caso, promovendo reuniões em Brasília e acompanhando o processo junto à Diretoria de Proteção Territorial da Funai, com apoio da bancada federal rondoniense.

“A Faperon vem alertando há anos para o erro no decreto e solicitando providências administrativas. O relatório técnico da Funai reconheceu o equívoco em 2021, mas, até hoje, o Governo Federal não adotou nenhuma medida efetiva para corrigi-lo. A omissão das instituições federais permitiu que a injustiça continuasse e que famílias de bem fossem punidas por um erro do próprio Estado”, destacou Hélio Dias.

A Apron e a Faperon reforçam solidariedade às famílias atingidas e defendem a imediata suspensão das operações, a instauração de sindicância interna e a abertura de um diálogo institucional urgente entre Funai, Incra, Ministério da Justiça e representantes do setor produtivo, para restabelecer a verdade técnica e proteger o direito de propriedade.

da Assessoria

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here