24 C
Porto Velho
sexta-feira, dezembro 5, 2025
HomeBrasilAvião que trouxe Maduro para encontro com Lula em 2023 pousa na...

Avião que trouxe Maduro para encontro com Lula em 2023 pousa na fronteira com o Brasil e gera especulações

Date:

Notícias relacionadas

O plano audacioso de Lula: transformar o Brasil em um novo deserto de empregos

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, na segunda-feira...

Gilmar Mendes diz um sonoro “não” a Jorge Messias

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Convocação de Lulinha na CPMI do INSS vira “pancadaria verbal” (veja o vídeo)

O governo conseguiu blindar a convocação de Fabio Luis...

Um Airbus A319-133 de propriedade do governo venezuelano, já utilizado pelo presidente Nicolás Maduro, pousou em Santa Helena de Uairén, cidade na fronteira com o Brasil.

O pouso ocorreu nessa sexta-feira (28), conforme indicam registros de plataformas de monitoramento de tráfego aéreo. A aeronave, identificada pela matrícula YV2984, ficou no local por 40 minutos antes de retornar a Caracas.

Santa Helena de Uairén está localizada a 250 quilômetros de Pacaraima (RR), distância que pode ser percorrida em aproximadamente três horas por via terrestre.

Segundo dados dos sistemas de monitoramento, o avião pousou às 21h10 no horário local venezuelano. Por volta das 21h50 do mesmo dia, a aeronave decolou de volta para a capital da Venezuela.

O evento aconteceu um dia antes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar restrições ao espaço aéreo venezuelano.

“A todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas: considerem o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela totalmente fechado. Obrigado a todos pela atenção a este assunto”, declarou Trump neste sábado (29).

Até o momento, não há confirmação sobre a presença de Maduro a bordo do avião durante o voo à fronteira com o Brasil.

HISTÓRICO DA AERONAVE

O mesmo Airbus transportou Maduro em sua visita oficial ao Brasil em 2023, quando o presidente venezuelano participou da cúpula de presidentes da América do Sul.

Na ocasião, o avião presidencial venezuelano foi acompanhado por uma segunda aeronave que operava sob condições de sigilo. Nos sistemas de rastreamento, as informações deste segundo avião apareciam como “bloqueados”, impossibilitando a identificação do modelo.

O Airbus A319-133 está registrado sob a bandeira da Conviasa, companhia aérea estatal venezuelana. Em 2020, a aeronave foi alvo de sanções impostas pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac) dos Estados Unidos.

Devido a essas sanções, a aeronave pode ser legalmente apreendida caso entre no espaço aéreo americano ou de países aliados aos EUA. O voo ocorreu em um período de intensificação das movimentações militares norte-americanas no mar do Caribe.

Fonte: jco*

*https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/76319/aviao-que-trouxe-maduro-para-encontro-com-lula-em-2023-pousa-na-fronteira-com-o-brasil-e-gera-especulacoes

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here