23 C
Porto Velho
domingo, dezembro 7, 2025
HomeCidadesCâmara aprova projeto de Sofia Andrade que proíbe eventos com apologia ao...

Câmara aprova projeto de Sofia Andrade que proíbe eventos com apologia ao crime, violência e drogas

Date:

Notícias relacionadas

A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, nesta segunda-feira (17), o projeto de lei de autoria da vereadora Sofia Andrade (PL) que proíbe a contratação, patrocínio, apoio ou divulgação, com recursos públicos, de eventos que promovam apologia ao crime organizado, à violência ou ao uso de drogas.

A proposta, foi aprovada por maioria e segue agora para sanção do prefeito.

Objetivo da lei

O projeto visa impedir que dinheiro público seja utilizado para financiar conteúdos que, segundo a vereadora, desvalorizam a segurança e o bem-estar social. “Estamos dando um passo importante para garantir que os recursos públicos sejam aplicados em áreas essenciais, como saúde, educação e segurança, e não para fomentar conteúdos que banalizam a criminalidade e a violência”, afirmou Sofia Andrade.

De acordo com o texto aprovado, a proibição se aplica a qualquer evento custeado pelo município, incluindo shows, festivais, apresentações teatrais, circenses ou de dança com coreografias consideradas inadequadas, além de exibições audiovisuais que incentivem práticas ilegais.

Critérios de fiscalização

A lei estabelece que manifestações artísticas que glorifiquem, incitem ou defendam práticas criminosas serão consideradas apologia ao crime. Além disso, conteúdos que incentivem o uso de drogas ou promovam atos violentos também entram na restrição.

Para garantir o cumprimento da legislação, o Poder Executivo será responsável por analisar previamente as obras, letras de músicas e performances antes de liberar recursos públicos para qualquer contratação artística. “Com essa medida, evitamos que o próprio poder público contribua para normalizar condutas prejudiciais à sociedade”, explicou a vereadora.

A nova legislação também prevê sanções para agentes públicos que desrespeitarem as regras, podendo responder administrativamente caso autorizem a contratação de artistas que infrinjam as normas estabelecidas. A população poderá denunciar possíveis violações por meio da Ouvidoria do Município.

Próximos passos

Com a aprovação na Câmara, o projeto segue agora para sanção do prefeito. Caso seja sancionado, a lei entra em vigor imediatamente e passa a ser aplicada em todas as contratações e eventos promovidos pelo município.

da Assessoria

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here