A Câmara Municipal de Porto Velho está atualmente avaliando o Projeto de Lei n. 4878/2025, de autoria do vereador Gedeão Negreiros (PSDB). Esta proposta visa a criação do selo municipal “Ambiente Digital Seguro”, que identifica e reconhece organizações, como empresas e instituições educacionais, que implementam protocolos eficazes de proteção online.
O selo “Ambiente Digital Seguro” tem um foco especial na proteção de crianças e adolescentes contra abusos e violências na internet, especialmente voltados para crianças e adolescentes. A implementação deste projeto pode resultar em um aumento significativo nas ações de proteção no ambiente online.
Com o crescimento do uso da internet entre os jovens, é essencial que as instituições atuem proativamente. A criação deste selo não apenas promoverá melhores práticas, mas também trará visibilidade para aquelas que se comprometerem com a segurança digital, ajudando a construir um futuro mais seguro para nossas crianças e adolescentes.

Nos dias atuais, a segurança digital é uma preocupação crescente, dado o aumento de ameaças cibernéticas. A iniciativa que visa incentivar boas práticas de segurança digital é um passo significativo em direção à proteção da informação e da privacidade dos cidadãos. Este projeto inclui treinamentos, a implementação de filtros de conteúdo e canais de denúncia, promovendo uma cultura de prevenção e conscientização, sobretudo, estabelecer Porto Velho como uma referência em prevenção de ameaças digitais é um objetivo ambicioso, mas alcançável.
Experiências semelhantes em cidades como Curitiba (PR) e São Paulo (SP) demonstraram a eficácia de treinamentos e certificações locais. Essas iniciativas ajudaram não apenas na conscientização, mas também na adoção de políticas preventivas que se mostraram essenciais para criar um ambiente digital mais seguro.
No contexto digital contemporâneo, a segurança da informação se torna cada vez mais relevante. O selo de segurança atua como um símbolo de confiança, assegurando que as interações em um ambiente virtual são mais seguras. Este reconhecimento fortalece a responsabilidade social das plataformas, sobretudo a confiança da comunidade.
Por Edilson Neves | Jornalista






