30 C
Porto Velho
quarta-feira, março 18, 2026
HomeDestaqueCármen Lúcia toma decisão sobre habeas corpus em favor de Bolsonaro

Cármen Lúcia toma decisão sobre habeas corpus em favor de Bolsonaro

Date:

Notícias relacionadas

Revelado o nome do suposto verdadeiro dono do Banco Master

O gestor de fundos Vladimir Timerman afirmou à CPI...

Mendonça toma decisão sobre prorrogação do Caso Master

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Presa a Suspeita de Homicídio que Desafiou a Polícia Durante Meses

Emanuely Reis do Nascimento, alvo de investigação por suposta...

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu rejeitar um habeas corpus protocolado em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro sem sua autorização e sem a participação de seus advogados constituídos. Na decisão, a magistrada também destacou que esse tipo de ação não é adequado quando direcionado contra ato de um ministro da própria Corte.

O pedido foi apresentado pela advogada Vanessa Tourino, que alegou que Bolsonaro estaria em “situação frágil e calamitosa em relação à sua saúde”. Com base nisso, solicitou a substituição da prisão por regime domiciliar, citando idade, possíveis problemas de saúde e um episódio recente de queda.

Antes de deliberar, Cármen Lúcia determinou que a defesa oficial do ex-presidente se manifestasse sobre a iniciativa. Em resposta, os advogados informaram que não houve qualquer autorização para o protocolo da ação, afirmando expressamente “não tendo havido qualquer autorização do Peticionário para sua impetração”.

Diante desse posicionamento, a ministra concluiu que a autora não possuía legitimidade para propor o habeas corpus, uma vez que Bolsonaro já conta com representação legal formal. O entendimento ressalta que, embora o instrumento possa ser impetrado por terceiros em determinadas circunstâncias, isso não se aplica quando há defesa constituída e ausência de consentimento do interessado.

A decisão também reforça que a jurisprudência do STF não admite habeas corpus contra decisões proferidas por ministros da própria Corte. Além disso, o despacho apontou a falta de documentos e elementos probatórios que sustentassem as alegações apresentadas na petição.

Ao final, a ministra rejeitou o pedido sem analisar o mérito e considerou prejudicada a solicitação de liminar, encerrando a tramitação do caso.

Fonte: jco*

*https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/80653/urgente-carmen-lucia-toma-decisao-sobre-habeas-corpus-em-favor-de-bolsonaro

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here