30 C
Porto Velho
quinta-feira, janeiro 29, 2026
HomeBrasilClube Militar lança forte nota contra prisões de "respeitados chefes militares"

Clube Militar lança forte nota contra prisões de “respeitados chefes militares”

Date:

Notícias relacionadas

PF detalha estratégias de segurança e de combate à desinformação em seminário do TSE

A Polícia Federal participou, nessa terça-feira (27), do Seminário...

Investimentos em inovação pedagógica e inclusão marcaram a Educação de Rondônia entre 2019 e 2025

As políticas públicas abrangeram desde inclusão educacional e inovação...

Laerte Gomes empenha R$ 700 mil para aquisição de implementos agrícolas em São Francisco do Guaporé

Recurso destinado à prefeitura municipal atende solicitação do vereador...

Hoje, 26 de novembro de 2025, o Clube Militar lançou uma forte nota intitulada “injustas Prisões”.

Uma forte manifestação contra o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou “respeitados chefes militares, com passado ilibado, com uma carreira de mais de 40 anos de serviços prestados à nação brasileira o que deveria ter sido objeto de ponderação em todo o processo e no julgamento”.

Leia a nota na íntegra:

A decisão de decretar a prisão dos militares ao final do processo levanta preocupações sérias e não pode ser tratada como um ato meramente protocolar. Quando um julgamento apresenta pontos de contestação sólidos, como os levantados com precisão jurídica pelo Ministro Fux, é imprescindível que tais questionamentos sejam enfrentados com rigor, e não ignorados.

A prisão imediata, diante de um processo cuja condução foi alvo de críticas técnicas consistentes, transmite a sensação de que etapas essenciais de revisão e ponderação foram desconsideradas. Isso não contribui para o fortalecimento da Justiça; ao contrário, compromete a percepção pública de equilíbrio, proporcionalidade e segurança jurídica.

As penas aplicadas, desproporcionais e desequilibradas, e que nem deveriam existir, são superiores às praticadas, em média, pela justiça brasileira, mormente quando se compara a assassinos, traficantes, ladrões do dinheiro público, estupradores, etc.

Discordar dessa decisão não significa atacar instituições, mas reafirmar que decisões que afetam diretamente a liberdade de indivíduos devem ser tomadas com total observância ao devido processo legal, especialmente quando há apontamentos relevantes sobre possíveis falhas na análise dos fatos ou na interpretação jurídica aplicada.

Torna-se relevante mencionar que as prisões em questão atingem respeitados chefes militares, com passado ilibado, com uma carreira de mais de 40 anos de serviços prestados à nação brasileira o que deveria ter sido objeto de ponderação em todo o processo e no julgamento.

O sistema de Justiça se aperfeiçoa quando acolhe críticas bem fundamentadas, não quando avança apesar delas. É por isso que a contestação à prisão dos militares, diante de argumentos judiciais tão bem expostos, é não apenas legítima, mas necessária. Trata-se de defender a credibilidade das instituições e a integridade do próprio processo judicial.

É assim que se constrói justiça sólida, respeitosa e, verdadeiramente, republicana.

Fonte: jco*

*https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/76187/clube-militar-lanca-forte-nota-contra-prisoes-de-equotrespeitados-chefes-militaresequot

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here