Correio de Notícia

Correio de Notícia

22.9 C
Porto Velho
quinta-feira, março 27, 2025
HomeCidadesCrise: Candeias do Jamari ativa plano de emergência e decreta estado de...

Crise: Candeias do Jamari ativa plano de emergência e decreta estado de calamidade nas estradas vicinais 

Date:

Related stories

Sem nenhuma cerimônia, Moraes ‘pressiona’ Kassab contra a anistia

O ministro Alexandre de Moraes determinou que uma investigação...

Nikolas Ferreira confronta Moraes em um comentário contundente

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) usou suas redes...

Gran Circus de Brasília… E o Bolsonaro virou réu

A paródia mal acabada - uma espécie de versão...

Galipolo manda um “cala a boca” para Alckmin

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, respondeu ao...

O prefeito de Candeias do Jamari, Lindomar Garçom, decretou estado de calamidade pública nas estradas vicinais do município para reforçar o trabalho de recuperação das vias para garantir o acesso dos alunos da zona rural às escolas. O Governo de Rondônia, através do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), enviou máquinas para Candeias para ajudar no trabalho encabeçado pela prefeitura. “Diferente de Cacoal, por exemplo, nós não decretamos a suspensão das aulas, pois estamos recebendo ajuda do Governo. Somos gratos ao governador Marcos Rocha por ter atendido prontamente nosso pedido”, disse Garçom.

Segundo ele, Candeias tem mais de 4 mil quilômetros de estradas vicinais e um grande número de estudantes nos 14 assentamentos e nos distritos de Samuel, Triunfo, Flor do Amazonas e Alto Alegre. Neste ano, com a mudança de cultura da lavoura, as vias foram seriamente afetadas. Hoje, mais de 35 fazendas estão trabalhando com a soja, carregando cerca de 90 toneladas de calcário e retornando com o mesmo volume de grãos. “Somos gratos pelos investimentos, mas precisamos usar os recursos do FITHA – Fundo do Estado para recuperação das estradas – disponíveis no verão para fazer um trabalho mais forte nas vicinais, pois a lavoura mudou. Não é mais agricultura familiar, mas lavouras de grande porte”, explicou o prefeito.

Outro fator, segundo ele, que tem elevado o problema são os níveis da barragem da usina de Samuel. “Toda vez que as águas são liberadas pela barragem, riachos, rios e lagos aumentam seus níveis, prejudicando as estradas”, disse o prefeito. Mesmo com esses problemas, Garçom explica que os alunos não ficaram sem aula; houve apenas um problema com uma patrol que ficou dois dias parada num atoleiro, que bloqueou o acesso de um ônibus escolar.

com rondoniagora

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here