26 C
Porto Velho
terça-feira, dezembro 16, 2025
HomeBrasilDefensoria se insurge contra Moraes e pede a suspensão de processo contra...

Defensoria se insurge contra Moraes e pede a suspensão de processo contra Paulo Figueiredo

Date:

spot_img

Notícias relacionadas

Revelado o motivo da prisão de desembargador por ordem de Moraes

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (16/12),...

SBT cancela ida de Flávio ao Ratinho, depois estranhamente manda outra informação

As filhas do lendário Sílvio Santos estão cometendo erros...

Moraes manda prender desembagador no Rio de Janeiro

Ele era acusado de envolvimento na máfia dos caça-níqueis...

A Defensoria Pública da União (DPU) apresentou recurso contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por considerar indevido o uso de um vídeo publicado por Paulo Figueiredo em suas redes sociais como prova de que ele teria conhecimento formal da acusação no processo que investiga os eventos de 8 de Janeiro.

No recurso, o defensor público federal Claudionor Leitão argumenta que a simples referência a aspectos do caso em conteúdos audiovisuais não é suficiente para concluir que o jornalista teve acesso integral à acusação. Segundo a DPU, essa interpretação compromete garantias fundamentais da ampla defesa e do contraditório.

Para os defensores públicos, a ausência de citação formal compromete o direito do acusado de compreender plenamente as acusações e elaborar uma defesa eficaz.

“A defesa técnica fica inviável sem contato direto com o réu”, pontua o texto, destacando o risco de que o processo leve a uma “condenação à revelia em um caso de alta complexidade e possível pena severa”.

O recurso também chama atenção para o fato de que não há jurisprudência no Supremo que autorize substituir a citação formal por suposta ciência decorrente de postagens em redes sociais. A DPU alerta que tal precedente abriria espaço para um modelo de comunicação judicial “atípico, imprevisível e incontrolável”.

Diante disso, a Defensoria solicita a suspensão do processo, já que Figueiredo não foi formalmente citado nem constituiu advogado até o momento. Como solução, propõe-se o envio de uma carta rogatória às autoridades dos Estados Unidos, onde o jornalista reside, com o objetivo de realizar a notificação pessoal de forma regular, conforme o devido processo legal.

No X, Paulo Figueiredo afirmou:

“Oléeeeeeeeeee!

Alexandre não está acostumado a lidar com gente que conhece o conceito de estratégia (em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie…). Vai ter que me citar por carta rogatória ou me julgar à revelia. Pra mim, indifere.”

Fonte: jco*

*https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/71823/defensoria-se-insurge-contra-moraes-e-pede-a-suspensao-de-processo-contra-paulo-figueiredo

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img
spot_img

1 COMMENT

  1. O presidente Trump é, sem dúvida, o homem mais poderoso do planeta, e suas decisões influenciarão significativamente a vida de bilhões de pessoas. Quer saber quais decisões ele tomará e quais eventos poderá enfrentar durante sua presidência? Se tiver interesse, você pode obter nosso relatório exclusivo “PREVISÃO PARA O PRESIDENTE TRUMP”, onde encontrará informações precisas sobre suas decisões e os eventos que ele poderá enfrentar durante este período. Você pode obter este relatório em https://wexxon.com/en/home/35-forecast-for-president-trump.html

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here