30 C
Porto Velho
sábado, dezembro 6, 2025
HomeCapaDois importantes partidos abandonam Lula e se alinham à defesa de anistia...

Dois importantes partidos abandonam Lula e se alinham à defesa de anistia a Bolsonaro (veja o vídeo)

Date:

Notícias relacionadas

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)...

Motorista alcoolizado causa grave acidente e deixa vítima na capital

Um motorista com sinais de embriaguez causou um grave...

MPRO traz cúmplice de crimes brutais de volta ao sistema prisional

Cúmplice de dois crimes cruéis, Railson Ferreira da Silva...

Mulher é vítima estupro em banheiro na região central de Porto Velho

Uma mulher denunciou ter sido vítima de estupro dentro...

A federação União Progressista, composta por União Brasil e Progressistas (PP), decidiu nesta terça-feira (2) romper com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e retirar todos os seus filiados de cargos ministeriais. A medida atinge diretamente André Fufuca (Esporte) e Celso Sabino (Turismo), que deverão deixar suas funções até o fim de setembro. Mesmo com a saída, aliados estratégicos das duas legendas devem continuar em postos-chave da administração federal, como Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), Frederico de Siqueira Filho (Comunicações) e Carlos Vieira, presidente da Caixa Econômica Federal.

A decisão ocorre em meio ao início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF e coincide com a escolha de União Brasil e PP de apoiar uma proposta de anistia para todos os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. A articulação, no entanto, preservaria a inelegibilidade de Bolsonaro, que continuaria impedido de disputar eleições.

A ruptura marca o agravamento da relação entre Lula e os dois partidos do centrão. Na semana anterior, o presidente cobrou maior fidelidade em reunião ministerial e sugeriu que ministros sem disposição de defender o governo deixassem os cargos. As declarações, somadas a críticas pessoais a Antonio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (PP), presidentes das legendas, geraram desconforto e precipitaram a saída.

A movimentação aumenta a instabilidade do Executivo no Congresso, já que União Brasil e PP controlavam quatro ministérios, a Caixa e diversos cargos regionais. Agora, a base oficial do governo na Câmara deve encolher para 259 deputados, número apenas ligeiramente superior à maioria mínima necessária, o que pode dificultar a aprovação de projetos estratégicos em um cenário de queda na popularidade do Planalto.

Veja o vídeo:

Fonte: jco*

*https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/73369/urgente-dois-importantes-partidos-abandonam-lula-e-se-alinham-a-defesa-de-anistia-a-bolsonaro

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here