24 C
Porto Velho
segunda-feira, fevereiro 2, 2026
HomeMundoInternacionalEUA capturam navio da Rússia ligado à Venezuela

EUA capturam navio da Rússia ligado à Venezuela

Date:

Notícias relacionadas

Fachin surpreende a todos ao retomar os trabalhos no STF com o “pé na porta”

Na sessão de abertura do ano judiciário, o presidente...

Moraes inesperadamente reduz a pena de seu maior algoz

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

RetroJus: TRT-14 reúne ações e conquistas em série de vídeos

Produção disponível nas redes sociais mostra como a Justiça...

MPRO recomenda ao Município de Guajará-Mirim recuperar ginásio poliesportivo

Em observância às normas da Constituição Federal e do...

Os Estados Unidos realizaram a apreensão de petroleiros que teriam tentado romper o bloqueio naval imposto às exportações energéticas da Venezuela, em uma operação que envolveu ações no Atlântico e no Caribe. Entre os alvos está o navio Bella 1, registrado sob bandeira russa, interceptado após cerca de duas semanas de monitoramento, além do M/T Sophia, capturado sem resistência em águas caribenhas.

Segundo autoridades norte-americanas, o Bella 1 seguia em direção à Rússia quando foi abordado. A tripulação não ofereceu resistência nem apresentou comportamento hostil. Em comunicado divulgado na rede social X, o Comando Europeu das Forças Armadas dos Estados Unidos informou que a apreensão foi conduzida de forma conjunta pelos Departamentos de Justiça, Segurança Nacional e Defesa, em razão do descumprimento de sanções impostas por Washington.

A operação ocorreu depois que o petroleiro conseguiu, inicialmente, burlar o bloqueio marítimo aplicado a embarcações sancionadas e ignorou tentativas de abordagem da Guarda Costeira dos EUA. A interceptação foi realizada com apoio direto das Forças Armadas norte-americanas, após o navio ser acompanhado por dias no Atlântico Norte.

Fontes ouvidas pela imprensa dos Estados Unidos relataram que embarcações militares russas, incluindo um submarino, estariam na região no momento da ação. No entanto, uma fonte que falou sob condição de anonimato ao The New York Times afirmou que não houve qualquer reação ou confronto. Posteriormente, dois funcionários americanos disseram que não havia navios russos próximos ao Bella 1 no instante da abordagem, afastando o risco de um incidente entre forças rivais.

O petroleiro, que passou a ser identificado como Marinera e continua sob bandeira russa, tornou-se um dos principais alvos da Guarda Costeira desde o início da ofensiva do presidente Donald Trump contra o regime venezuelano. Até o momento, o governo russo não se pronunciou oficialmente sobre o episódio.

Veja:

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here