24 C
Porto Velho
sábado, dezembro 6, 2025
HomePolíticaFlávio Dino abre novo inquérito contra Bolsonaro

Flávio Dino abre novo inquérito contra Bolsonaro

Date:

Notícias relacionadas

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)...

Motorista alcoolizado causa grave acidente e deixa vítima na capital

Um motorista com sinais de embriaguez causou um grave...

MPRO traz cúmplice de crimes brutais de volta ao sistema prisional

Cúmplice de dois crimes cruéis, Railson Ferreira da Silva...

Mulher é vítima estupro em banheiro na região central de Porto Velho

Uma mulher denunciou ter sido vítima de estupro dentro...

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou a abertura de um inquérito para apurar a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de 23 aliados durante a pandemia de Covid-19. A decisão se apoia no relatório final da CPI da Covid, concluída em 2021, que supostamente apontou indícios de irregularidades e crimes ligados à gestão da crise sanitária.

Entre os alvos da investigação estão três filhos do ex-presidente — o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ). Também entram na lista as deputadas Carla Zambelli (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF), além dos ex-ministros Onyx Lorenzoni, Ernesto Araújo e Ricardo Barros, entre outros nomes próximos ao governo Bolsonaro.

Segundo Dino, estão presentes os requisitos legais que justificam a abertura de inquérito policial, a ser conduzido pela Polícia Federal em um prazo inicial de 60 dias. O ministro ressaltou que o relatório parlamentar apontou indícios de possíveis fraudes em licitações, superfaturamentos, desvios de recursos públicos e contratos firmados com empresas de fachada para serviços fictícios.

O processo chegou ao STF ainda em novembro de 2021, após a entrega do relatório da CPI. Inicialmente sob relatoria de Luís Roberto Barroso, a ação passou para Rosa Weber, que se aposentou, e foi redistribuída posteriormente a Flávio Dino. Em setembro de 2024, Dino autorizou que a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentassem manifestações e pedidos de diligências. A PF solicitou formalmente a instauração do inquérito e a realização de oitivas dos envolvidos, entre outras medidas investigativas.

O documento final da CPI recomendava o indiciamento de Bolsonaro e de mais 65 pessoas, atribuindo ao então presidente nove crimes. Bolsonaro, por sua vez, rejeitou as acusações, classificando o relatório como absurdo. Desde então, a PGR abriu dez apurações preliminares no STF com base no relatório; cinco foram arquivadas, uma enviada a outra instância e quatro ainda permanecem sem andamento.

Fonte: jco*

*https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/73836/urgente-dino-abre-novo-inquerito-contra-bolsonaro

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here