Os advogados do general Braga Netto pediram nesta terça-feira (10) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a soltura do ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro.
O pedido foi feito após o militar prestar depoimento ao STF. Braga Netto negou as acusações.
“Diante de todo o exposto, ratificando os pedidos já submetidos a esse STF e especialmente diante da atual situação fático-processual de encerramento da instrução desta ação penal, requer-se a revogação da prisão preventiva”, solicitou a defesa.
Braga Netto está preso nas instalações da Vila Miliar no Rio de Janeiro.
Para a jornalista da Globo, Miriam Leitão, “de fato, seis meses de prisão preventiva é um período muito longo”.
“Além disso, já acabou a fase de instrução. Todo mundo foi ouvido, os réus, as testemunhas. Sendo assim, o motivo que levou à prisão de Braga Netto, o risco de obstrução das investigação, não se justifica mais.
O ministro Alexandre de Moraes pode tomar qualquer decisão, por certo, mas a mais correta seria a suspensão da prisão preventiva. […]
O fato é que a prisão preventiva foi decretada porque o general poderia causar problemas na investigação e na instrução da ação penal. Mas agora essa fase de instrução já acabou. Então está na hora de suspender a prisão preventiva de Braga Netto.”
Fonte: jco*




