31 C
Porto Velho
quinta-feira, janeiro 29, 2026
HomeBrasilJapão trava negociações com o Brasil e aumenta pressão por extradição de...

Japão trava negociações com o Brasil e aumenta pressão por extradição de fundador da ONG Greenpeace

Date:

Notícias relacionadas

PM coloca detento para auxiliar na medicação de Bolsonaro

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) encaminhou um...

Daniel Vorcaro é convocado a depor na CPMI do INSS

A CPMI do INSS ouve na próxima quinta-feira (5)...

PF detalha estratégias de segurança e de combate à desinformação em seminário do TSE

A Polícia Federal participou, nessa terça-feira (27), do Seminário...

Um pedido de extradição feito pelo governo japonês ao Brasil está prejudicando as conversas entre as delegações dos dois países durante a COP30, conferência do clima realizada em Belém. Diplomatas brasileiros confirmaram que o impasse envolve o ativista canadense Paul Watson, fundador da ONG Sea Shepherd, que vive em território brasileiro desde 2024.

O ambientalista é considerado foragido pela Justiça japonesa por suas intervenções contra embarcações baleeiras no Oceano Pacífico. Watson ficou conhecido por suas ações contra a caça de baleias em águas internacionais.

Auxiliares do Ministério das Relações Exteriores brasileiro afirmaram que a situação tem criado obstáculos para o avanço das discussões entre as representações diplomáticas durante o evento climático. O entrave afeta tanto as pautas ambientais quanto questões comerciais de interesse dos dois países.

Representantes de Tóquio indicaram que o progresso nas negociações bilaterais depende da postura do Brasil frente ao pedido de extradição. A retomada efetiva das tratativas está condicionada à disposição brasileira em atender à solicitação relacionada ao fundador da Sea Shepherd.

O Itamaraty ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. Fontes diplomáticas revelam que a decisão representa um desafio político para o Brasil. Aceitar a demanda japonesa poderia afetar a imagem brasileira junto ao movimento ambientalista internacional, enquanto negar o pedido pode prejudicar as relações com o Japão.

A situação coloca o Brasil em posição difícil durante a COP30, evento em que o país busca fortalecer sua liderança em questões climáticas. O desfecho deste impasse diplomático poderá influenciar a cooperação entre Brasil e Japão não apenas durante a conferência, mas também em futuras negociações entre os dois países.

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here