Correio de Notícia

Correio de Notícia

24 C
Porto Velho
domingo, abril 6, 2025
HomeCapaJuízes auxiliares deixam o gabinete de Moraes, inclusive o envolvido em vazamento

Juízes auxiliares deixam o gabinete de Moraes, inclusive o envolvido em vazamento

Date:

spot_img

Related stories

Eduardo revela que Trump está prestes a decretar “pena de morte financeira” de Moraes

O deputado Eduardo Bolsonaro licenciado compartilhou informações surpreendentes sobre o...

Gloria Perez apresenta novela sobre aborto, Globo recusa e ela se demite após 42 anos

A renomada autora Gloria Perez confirmou nesta sexta-feira (4)...

Governador Zema mergulha de cabeça e assume a bandeira da anistia

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), divulgou...

No início deste ano, pelos menos 3 juízes auxiliares deixaram a equipe do ministro Alexandre de Moraes.

A notícia publicada nesta quarta-feira (2) pelo jornal Estadão repercutiu bastante em razão do indiciamento de um outro ex-integrante da equipe de Moraes, Eduardo Tagliaferro.

Dio o seguinte a matéria:

“Entre janeiro e março deste ano, dois juízes auxiliares e um juiz instrutor deixaram o gabinete do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF) para retornar às suas atividades no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).

Dentre os magistrados dispensados está o desembargador Airton Vieira, que era o principal aliado de Moraes no exercício de juiz instrutor em processos criminais. Ele auxiliava Moraes desde maio de 2018, pouco mais de um ano após o ministro tomar posse no STF.

Vieira esteve no centro do caso revelado pelo jornal Folha de S.Paulo, que divulgou áudios em que ele e o ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Eduardo Tagliaferro compartilhavam fora do rito legal informações para munir as decisões de Moraes.

Além de Vieira, também deixaram a equipe de Moraes os juízes auxiliares Rogério Marrone de Castro Sampaio, que atuava no gabinete do ministro desde fevereiro de 2018, e André Solomon Tudisco, que exercia o cargo desde junho do ano passado. Os dois também estavam cedidos ao STF pelo TJSP.

O único juiz auxiliar mantido por Moraes foi Rafael Tamai Rocha, da vara criminal do TJSP. A regra vigente no STF autorizava a manutenção dos juízes por dois anos. Caso os ministros desejassem manter os seus assistentes no cargo por tempo superior ao permitido, era necessário autorização expressa ou o desligamento para recontratação em outro momento.

Moraes manterá a sua equipe com quatro juízes de apoio, sendo três auxiliares e um instrutor. O ministro é o único do STF a contar com autorização para ter quatro assistentes. Os demais são obrigados por resolução a exercerem as suas atividades com o apoio de três magistrados.”

Intrigante…

Fonte: jco

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here