30 C
Porto Velho
quinta-feira, dezembro 18, 2025
HomePolíticaMais um aliado de Bolsonaro é alvo da Polícia Federal

Mais um aliado de Bolsonaro é alvo da Polícia Federal

Date:

spot_img

Notícias relacionadas

Carlos pede “celeridade médica” para impedir agravamento da saúde de Bolsonaro

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) voltou a manifestar preocupação...

Nova 364 conclui obras na junta da ponte do Rio Machado

As obras na ponte sobre o Rio Machado, na...

Governo entrega CNH Social a 82 condutores em diversos municípios

A entrega do primeiro lote da Permissão Para Dirigir...

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou nesta terça-feira (10) a abertura de um inquérito para investigar o ex-ministro do Turismo Gilson Machado. A apuração, que também será conduzida pela Polícia Federal (PF), gira em torno da suspeita de que o ex-integrante do governo Bolsonaro teria tentado viabilizar a emissão de um passaporte português para o tenente-coronel Mauro Cid — ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — com o suposto objetivo de facilitar sua saída do Brasil.

Mauro Cid é atualmente réu em uma ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF), no contexto das investigações sobre uma alegada tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Segundo a emissora CNN Brasil, Gilson Machado teria atuado diretamente junto ao consulado de Portugal no Recife, em 12 de maio deste ano, para tentar emitir o documento em nome de Cid. A movimentação levantou suspeitas entre os investigadores.

Além disso, o ex-ministro voltou aos holofotes por promover uma campanha de arrecadação financeira em apoio a Jair Bolsonaro. A ação, feita via redes sociais, tinha como justificativa ajudar o ex-presidente a custear despesas médicas, honorários advocatícios e até mesmo o envio de recursos ao seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), atualmente morando nos Estados Unidos. A iniciativa remete a uma “vaquinha” semelhante feita em 2023, que teria arrecadado mais de R$ 17 milhões por meio de doações via Pix, conforme relatório do Coaf.

Apesar das suspeitas, Gilson Machado declarou que não foi notificado oficialmente nem pela PGR nem pela PF. Segundo ele, tomou conhecimento da investigação somente por meio da imprensa. Ele nega qualquer tentativa de facilitar a saída de Mauro Cid do país e afirma que o contato com o consulado português teve como objetivo apenas ajudar seu pai, Carlos Eduardo Machado Guimarães, a renovar o passaporte.

Fonte: jco*

*https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/70804/urgente-mais-um-aliado-de-bolsonaro-e-alvo-da-pf

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

spot_img
spot_img
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here