26 C
Porto Velho
sexta-feira, dezembro 12, 2025
HomeAgronegócioMST invade fazenda do Banco do Brasil (veja o vídeo)

MST invade fazenda do Banco do Brasil (veja o vídeo)

Date:

Notícias relacionadas

Encurralado, Moraes se enfurece…

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal,...

Bolsonaro sofre mais um duro golpe pela caneta de um juiz

A Justiça Federal determinou a suspensão de todos os...

Nikolas reage após convite de Flávio Bolsonaro

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) comentou a fala de...

O Banco do Brasil (BB) já abalado por uma crise financeira avassaladora: desvalorização na bolsa, lucros em queda e inadimplência crescente, levou mais um duro golpe. Na manhã de 25 de agosto de 2025, cerca de 130 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram a Fazenda Rincão de São Brás, também conhecida como Fazenda Barcelos, em Viamão, Rio Grande do Sul. 

A ação dos invasores visa pressionar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a adquirir a fazenda do Banco para o programa Terra da Gente. Enquanto isso, o movimento tem aumentado as invasões durante o governo Lula, reacendendo o medo e a insegurança jurídica entre os produtores rurais.

Para o deputado federal Evair de Melo, o avanço do MST está diretamente relacionado ao desgoverno:

“Com a falta de governo, as raposas estão invadindo os galinheiros, essa é a verdade. O governo é refém dessas quadrilhas , entre elas o MST, que sem 

nenhum tipo de pudor, com discurso social, se apropriam de bens privados e públicos e cometem seus crimes. Polícia neles e cadeia!”, disparou, em entrevista exclusiva ao Jornal do Agro Online.

Segundo o MST, a fazenda foi indicada pelo Incra em dezembro de 2024 para fins de reforma agrária, mas as negociações travaram.

“O MST busca o avanço nas negociações entre a União e o Banco do Brasil e segue na negociação com o Incra para a liberação das áreas prometidas para novos assentamentos no estado ainda em 2025”, declarou a dirigente estadual do MST-RS, Carla Camila Marques.

O programa Terra da Gente, lançado em 2024, promete assentar 74 mil famílias até 2026, mas a lentidão do processo alimenta a insatisfação.

Durante o Abril Vermelho de 2024, o MST realizou 28 ocupações de terras em apenas uma semana, número que já supera os totais anuais de 2019, 2020 e 2021 durante o governo Bolsonaro, segundo a Comissão Pastoral da Terra.

A deputada federal Daniela Reinehr foi direto ao ponto:

“Estamos diante de um absurdo cada vez maior, mais ousado, mais abrangente. E vale lembrar que o esbulho possessório ou invasão de terra é crime. Estamos com diversos projetos de lei para garantir os direitos dos produtores rurais. O MST não representa o trabalhador rural, usam as famílias como massa de manobra, em um projeto político que tenta enfraquecer o agro”, completou, em entrevista exclusiva ao Jornal do Agro Online.

Veja o vídeo:

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here