27 C
Porto Velho
domingo, dezembro 7, 2025
HomeColunistasOpiniãoO roteiro da derrota de um governo enfraquecido

O roteiro da derrota de um governo enfraquecido

Date:

Notícias relacionadas

No dia 12 de maio, a senadora Damares Alves protocolou pedido de uma CPMI dos descontos fraudulentos do INSS. O requerimento contou com a assinatura de 36 senadores e 222 deputados, número mais do que suficiente para instalar a Comissão.

No entanto, no dia 22 de maio, Davi Alcolumbre, aliado do Planalto, determinou a sessão que instalaria a Comissão para o longínquo dia 17 de junho, certamente na esperança de que conseguiria retirar assinaturas do requerimento neste prazo.

Chegou o dia 17 de junho, um deputado a mais havia assinado e nenhum senador havia retirado a sua assinatura. Assim, não restou a Alcolumbre determinar a instalação da CPMI, conforme o regimento da Casa.

No próprio dia da instalação, já se tinha como certo, nos bastidores, a eleição de Omar Aziz (PSD-AM), aliado de Lula e algoz de Bolsonaro na CPMI da Covid, como presidente da Comissão. Esse acerto era voz corrente no Congresso até a véspera da eleição da mesa.

Mas eis que o líder do governo, senador Randolfe Rodrigues, certamente convencido de que já estava tudo encaminhado, foi tratar de outras coisas, e chegou atrasado à votação da mesa diretora da Comissão. Quando chegou, o desastre já havia se consumado: Omar Aziz estava fora e, em seu lugar, foi eleito presidente o senador da oposição Carlos Viana (Podemos-MG). Aparentemente, a oposição se utilizou de manobras regimentais para obter a maioria de votos. Uma senhora pixotada da liderança do governo no Congresso.

Uma CPMI-bomba nas mãos da oposição é claro sinal de fraqueza do governo no Congresso. Uma sinalização (mais uma) de que a perspectiva de poder representada pelo governo Lula está se esvaindo.

Por Marcelo Guterman*

Marcelo é Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Economia e Finanças pelo Insper.

*O jornal Correio de Notícia se reserva no direito de manter a opinião dos colunistas/articulistas integralmente, sem intervenções. Entretanto, conteúdo expresso neste artigo é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Correio de Notícia não tem responsabilidade legal pela “OPINIÃO” que é exclusiva do autor.

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here