A Polícia Civil de Rondônia lançou uma operação chamada “Algoz”, por meio da Delegacia Regional de Cacoal e da Delegacia Especializada em Repressão a Roubos e Furtos (DERF), com o objetivo de combater a atuação do crime organizado na região. A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (3), na região de Cacoal.
As investigações tiveram início em junho de 2024, após a ocorrência de um latrocínio. Com apoio do Núcleo de Inteligência do 4º Batalhão da Polícia Militar, as diligências preliminares apontaram indícios da participação de integrantes de uma organização criminosa.
A operação foi cuidadosamente planejada e executada com o objetivo de atingir pontos estratégicos em Cacoal, onde a atuação do crime organizado tem se intensificado.
No decorrer do trabalho investigativo, foram identificados 10 suspeitos, alguns deles apontados como líderes em nível local. A partir das provas reunidas, a Justiça autorizou o cumprimento de 6 mandados de busca e apreensão, executados nesta sexta-feira. As medidas permitirão o aprofundamento das apurações e a possível identificação de outros envolvidos.
O nome da operação, “Algoz”, faz referência ao termo utilizado para designar o executor de castigos ou penas, em alusão ao papel desempenhado pelos investigados dentro da estrutura criminosa, sobretudo no contexto do chamado “tribunal do crime”.


