Um avião de pequeno porte utilizado para instrução precisou realizar um pouso de emergência na manhã desta sexta-feira (25), no Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas (SP), após apresentar danos no trem de pouso. Apesar do incidente, ninguém se feriu.
A aeronave, um Texas Aircraft Colt 100, de matrícula PS-SFL, havia decolado às 10h57 e seguiu para a região de Araras (SP). Na volta para Campinas, o piloto realizou diversas voltas no ar antes de iniciar a aterrissagem, indicando que algo não estava conforme o esperado.
Segundo informações da plataforma FlightRadar, que acompanha voos em tempo real, a suspeita de falha surgiu após uma manobra de toque e arremetida. Foi nesse momento que o piloto percebeu um possível problema no trem de pouso e alertou o Centro de Controle Operacional (CCO) da Rede Voa, concessionária responsável pela administração do aeroporto.
Com a suspeita confirmada, o plano de emergência foi imediatamente ativado. Equipes do Corpo de Bombeiros e da própria concessionária foram posicionadas à espera da aterrissagem.
A aeronave pousou com sucesso e, após a inspeção técnica, foi confirmado o dano no sistema de trem de pouso. O rápido acionamento do protocolo de emergência e a habilidade do piloto foram decisivos para o desfecho seguro da ocorrência.


