27 C
Porto Velho
quinta-feira, dezembro 11, 2025
HomeCidadesParlamento Amazônico debate integração na Amazônia Legal sob liderança do deputado Laerte...

Parlamento Amazônico debate integração na Amazônia Legal sob liderança do deputado Laerte Gomes

Date:

Notícias relacionadas

Escândalo: Prefeito de São Miguel do Guaporé no olho do furacão

Aquisição suspeita de kits de inglês O prefeito de São...

Em grande evento, partido Progressistas recebe hoje novas lideranças

Chegada de novos filiados reforça as fileiras do partido,...

Mudanças repentinas indicam que algo assombroso está acontecendo nos porões do STF

Nessa semana: - Gilmar recua da decisão sobre impeachment de...

Encontro em Roraima destaca protagonismo do presidente Laerte Gomes e articulações para a Marcha dos Deputados da Amazônia, que ocorrerá em agosto, em Brasília.

O Parlamento Amazônico realizou nesta quarta-feira (12), em Boa Vista, Roraima, a 2ª Reunião do Colegiado de Deputados e Deputadas da Amazônia Legal. Sob o comando do presidente do Colegiado, deputado Laerte Gomes (PSD), o encontro reuniu lideranças políticas e representantes de instituições nacionais e internacionais para debater pautas estratégicas para o desenvolvimento da região, com destaque para infraestrutura, comércio exterior, integração amazônica e a defesa do equilíbrio entre produção e preservação ambiental.

Com parlamentares dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, o evento aconteceu no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima, e reforçou o papel do Parlamento como instância de articulação política e institucional em prol da população amazônida.

Entre os temas abordados, destaque para a situação precária das rodovias federais BR-174, BR-319, BR-210 e BR-432, além do potencial de exportações para a Guiana e países do Caribe, a partir de Roraima, que se consolida como porta de entrada para o mercado caribenho.

Foto: Assessoria Parlamenta

“Essa reunião é estratégica para traçarmos as pautas que vamos defender na Marcha dos Deputados da Amazônia, que acontece em agosto, em Brasília. Vamos tratar diretamente com o Congresso e o Governo Federal. A população da Amazônia quer e precisa de desenvolvimento. Não se fala em saúde, educação e infraestrutura sem produção. E a nossa veia é o agro. É possível, sim, aliar responsabilidade ambiental à geração de renda, emprego e arrecadação para os nossos estados”, destacou o presidente Laerte Gomes.

Durante sua fala, Laerte reforçou a necessidade de combater os embargos ambientais abusivos que, segundo ele, inviabilizam o progresso da região. “Temos que ter coragem de dizer que estamos sendo impedidos de crescer, sob o falso argumento de que proteger é não produzir. O povo da Amazônia quer qualidade de vida, quer seu carro, sua casa, seu sustento. É isso que vamos defender”, afirmou. Ele também adiantou que pretende convidar o ex-ministro Aldo Rebelo para uma palestra durante a Marcha, por sua visão equilibrada sobre o tema.

Foto: Assessoria Parlamentar

A presidente da Câmara de Comércio Brasil/Guiana, Ilaine Henz, apresentou uma análise sobre as oportunidades do comércio com a Guiana, ressaltando a posição estratégica de Roraima como elo entre o Brasil e o Caribe. No entanto, apontou desafios históricos, como a falta de infraestrutura rodoviária, logística aérea e barreiras burocráticas que ainda impedem o avanço das exportações.

A ausência de representantes do DNIT foi criticada por lideranças locais, como Remídio Montesi, que cobrou soluções definitivas para as BRs da região. “Não dá mais para ficar remendando. Precisamos de infraestrutura de verdade, à altura do que produzimos e movimentamos”, disse.

Foto: Assessoria Parlamentar

Outros parlamentares e membros da mesa de trabalhos também se manifestaram cobrando mais investimentos federais e criticando a falta de compensações econômicas para os estados que historicamente preservam o meio ambiente. “Hoje vivemos uma nova forma de colonialismo, onde nos impõem regras que nos mantêm na miséria”, afirmou Murilo Ferrari, presidente da Aprosoja Roraima.

O deputado Gabriel Picanço reforçou a necessidade de união entre os estados da Amazônia Legal para que pautas regionais ganhem força no cenário nacional. Já a deputada Edna Auzier, secretária-geral do Parlamento Amazônico, propôs foco em pautas objetivas para a Marcha em Brasília e mobilização em torno da COP 30, que ocorrerá em Belém (PA).

Próximos passos

Ao encerrar a reunião, Laerte Gomes confirmou que a Marcha dos Deputados da Amazônia, em agosto, será o próximo grande passo do Parlamento, com uma pauta enxuta, mas estratégica. A expectativa é reunir autoridades, deputados federais, ministros e especialistas para consolidar propostas que equilibrem desenvolvimento regional e preservação ambiental, com ênfase nos embargos ambientais e nas obras de infraestrutura.

“Nosso objetivo é claro, sermos ouvidos. A Amazônia é a maior floresta do mundo, mas é gente também. E gente precisa de dignidade”, finalizou o presidente.

Texto: Juliana Martins | Jornalista

CONTRIBUA COM O JORNALISMO INDEPENDENTE PELO PIX: PIX: CNPJ: 08.379.006/0001-23
Siga o Jornal Correio de Notícia nas redes sociais:
https://www.facebook.com/portalcorreiodenoticia

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here