Na manhã desta quarta-feira (11), dois homens foram presos em Alvorada do Oeste. Com eles, a Polícia Civil apreendeu aproximadamente 150 cigarros eletrônicos, conhecidos como “vapes”, que estavam guardados para serem vendidos.
De acordo com a Polícia Civil, a ação foi desencadeada pela 1ª Delegacia da cidade durante a Operação Vapor Sombrio. Um dos detidos estava vendendo os produtos perto de uma escola, direcionando-se principalmente aos adolescentes.
As investigações começaram depois que pais e professores denunciaram que adolescentes estavam usando cigarros eletrônicos dentro e perto das escolas do município. Com o andamento das investigações, a equipe conseguiu identificar os suspeitos e entrou com pedidos de medidas judiciais.
Foram realizados dois mandados de busca e apreensão. Durante a operação, os policiais encontraram e apreenderam cerca de 150 aparelhos eletrônicos.
Os presos foram autuados por contrabando, uma vez que a importação e a venda desses produtos são proibidas no país por regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A conduta pode se enquadrar no artigo 334-A, §1º, inciso IV, do Código Penal, e no artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90).
As investigações seguem para apurar se há outros envolvidos na comercialização dos produtos.




